O deputado Darci de Matos (PSD) e diretores da Associação dos Obesos Mórbidos (Assobesimor) se reuniram, nesta sexta-feira (21), com o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), em Joinville, para discutir os encaminhamentos a serem dados diante da portaria 425, do Ministério da Saúde.
Segundo o parlamentar, a portaria é um retrocesso, pois determina que os hospitais darão acompanhamento pós-operatório aos pacientes somente durante 18 meses. O deputado explica que “a cirurgia bariátrica é complexa e deve ter um acompanhamento médico permanente”. No encontro ficou definido que o senador deverá agendar reunião com o ministro da Saúde para tentar reverter a portaria.
Darci de Matos também agendou reunião, dia 26 de fevereiro, entre a Assobesimor e a secretária de Saúde, Tânia Eberhardt, para tratar deste assunto.
“Vamos propor que o Estado instale ambulatórios com equipes multidisciplinares qualificadas para acompanhar os pacientes que se submeterem à cirurgia bariátrica (redução de estômago)”, frisou o parlamentar. Na quinta-feira, Darci de Matos esteve presente no encontro dos obesos mórbidos, na Câmara de Vereadores, e manifestou apoio às suas reivindicações.
› FONTE: ALESC