Sistema garante acesso de 1.500 pessoas aos serviços de saúde e educação.
Com o objetivo de promover um transporte hidroviário eficiente e de baixo custo aos moradores da Costa da Lagoa, a Prefeitura de Florianópolis realizou um estudo de oferta e demanda e concluiu que para o equilíbrio do sistema e a manutenção das tarifas atuais seria necessário R$ 25 mil em subsídio.
Atualmente este é o único meio de transporte para que 1500 pessoas possam se locomover. Destes usuários, 42% são estudantes, 50% moradores e 8% turistas.
Segundo Waldirene Garcia Moraes, diretora da Escola Desdobrada e Núcleo de Educação Infantil Costa da Lagoa, o transporte lacustre garante a educação para muitos alunos da comunidade. “Sem os barcos muitos estudantes e profissionais não conseguiriam se deslocar à escola”, conclui.
“Com o subsídio conseguimos garantir a mobilidade e acesso desses moradores aos serviços de educação e saúde”, resumiu o prefeito Cesar Souza Júnior.
A cooperativa responsável pela prestação de serviço é a Cooperbarco que atende esta região desde 1995, além de servir como fonte de renda para 28 famílias de barqueiros, promovendo a economia local.
› FONTE: Prefeitura de Florianópolis