O Governo do Estado fará um balanço das principais ações destinadas às cidades durante o Congresso Catarinense de Municípios organizado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), entre os dias 11 e 13 de fevereiro, no Centrosul, em Florianópolis. Na 12ª edição, o evento reunirá prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e servidores municipais com o tema “Gestão Municipal e Desenvolvimento Regional”.
Nesta terça-feira (11), primeiro dia de programação, o secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, responsável pela articulação da participação do Governo no Congresso, participará o Espaço Fala Prefeito, às 15h, que oportunizará aos gestores municipais a discussão de demandas relacionadas ao Governo do Estado, entre outros órgãos. Às 17h, o governador Raimundo Colombo participa da solenidade oficial de abertura.
A quarta-feira (12) é o dia destinado à apresentação das ações por parte dos gestores estaduais. Estão programadas palestras com as secretarias da Casa Civil, Planejamento, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Infraestrutura, Defesa Civil, Agricultura, Assistência Social, Trabalho e Habitação e Segurança Pública, além da participação da Celesc, Casan, Badesc, Cohab e BRDE.
Além do Pacto Por Santa Catarina, um dos principais assuntos abordados será o Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam). Programa pioneiro criado pelo Governo do Estado em 2013, o Fundam destinou R$ 580 milhões em investimentos nas 295 prefeituras catarinenses. Dentro das áreas prioritárias estabelecidas pela legislação do programa, cada município definiu a aplicação dos recursos recebidos sem necessidade de devolução nem de contrapartida. Até o momento, 205 prefeituras cadastraram mais de 310 projetos de investimento.
Expofecam
Além da participação na programação do Congresso Catarinense de Municípios, o Governo do Estado terá um stand na ExpoFecam, feira de exposição de produtos, serviços e tecnologia realizada paralelamente ao Congresso. Coordenado pela Santur, o stand contará com a presença de todas as secretarias participantes. No local, servidores estaduais estarão à disposição para fazer atendimentos individualizados aos gestores municipais participantes do Congresso.
› FONTE: Governo do Estado de SC