Quatro meses após anunciar sua parceria com Harvard Business Publishing para cursos de pós-graduação no Rio de Janeiro, a Estácio amplia o projeto para suas unidades em 20 estados e no Distrito Federal. Oito cursos de MBAs da Estácio terão estudos de caso da instituição americana, sendo quatro nas modalidades presencial e a distância e quatro apenas na modalidade a distância.
Os quatro cursos disponíveis presencialmente e a distância são: MBA em Marketing; MBA em Gestão de Projetos; MBA em Gestão Empresarial e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. E os cursos oferecidos apenas a distância são: Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário; Direito Público: Constitucional e Administrativo; MBA em Gestão de Saúde e Administração Hospitalar e Docência e Gestão do Ensino Superior.
Graças à parceria estudantes da Estácio em todo o país vão vivenciar situações de negócios reais por meio de debates. A expectativa é que ao longo de cada MBA, com 18 meses de duração, o aluno tenha contato com pelo menos 72 cases diferentes de Harvard nas diversas disciplinas do curso. Os alunos receberão os cases já traduzidos para o português.
“Este novo modelo de pós-graduação que estamos adotando reflete a mudança de conceito: cada vez mais o aluno está no centro da aprendizagem, e não como mero receptor da informação passada pelo professor. Temos a possibilidade de incentivá-lo ativamente a utilizar a realidade acadêmica para aplicação no universo profissional”, explica Rogério Melzi, presidente da Estácio.
Os cases da Harvard Business Publishing são selecionados pelos coordenadores nacionais dos cursos de pós-graduação da Estácio e inseridos em cada aula como um dos principais elementos de aprendizado de cada disciplina. Este método de ensino cria uma sala de aula em que os alunos não simplesmente absorvem os fatos e teorias, mas também exercem habilidades de liderança e trabalho em equipe diante de problemas reais. Aprendem a analisar dados, priorizar objetivos, persuadir os outros e tomar decisões difíceis através das experiências e circunstâncias apresentadas nas leituras dos casos.
“Levar uma experiência educacional transformadora para os alunos da instituição é uma prioridade para nós. Temos certeza de que oferecendo os melhores materiais de ensino do mundo iremos contribuir decisivamente para o desenvolvimento profissional dos alunos. Os valores da Estácio estão alinhados com a nossa missão de melhorar a prática de gestão num mundo em mudança", afirma Luciano Durini, executivo da Harvard Business Publishing para a América Latina.
Coaching ao final do curso
A parceria com Harvard não é a única novidade na pós-graduação da Estácio, que reúne, nas modalidades presencial e a distância, mais de 18 mil alunos. No último semestre do curso, os alunos de pós-graduação vão receber orientação profissional individual (coaching).
“O objetivo é desenvolver as competências do aluno e apontar as deficiências que devem ser trabalhadas em sua vida pessoal e profissional para que ele tenha uma carreira promissora. A pós-graduação, incluindo o coaching, passam a ter aplicação real, no dia a dia de cada profissional que estudar conosco”, completa Marcos Noll Barboza.
A carga horária das novas turmas de pós-graduação da Estácio também mudou. Para oferecer mais conveniência, os cursos semanais terão apenas uma aula e os de final de semana, uma aula a cada 15 dias. Com isso, o aluno tem mais tempo para se dedicar aos estudos de caso de Harvard, sem atrapalhar sua rotina profissional.
Os novos cursos de pós-graduação, com cases de Harvard, custam o mesmo valor da pós-graduação oferecida atualmente. As inscrições já estão abertas. Mais informações no site www.novapos.estacio.br
› FONTE: All Press Comunicação Estratégica