As empresas brasileiras doaram pelo menos R$ 4,1 bilhões às campanhas eleitorais de 2010 e 2012. A revelação é de um levantamento realizado pela ONG (organização não-governamental) Transparência Brasil, que analisou o custo do voto e o poder de influência nas campanhas das maiores doações de pessoas jurídicas.
COFRE DE CAMPANHA
R$ 2,3 bilhões foi o valor doado por empresas a candidatos nas eleições de 2010
R$ 1,8 bilhãofoi o valor doado por empresas a candidatos nas eleições de 2012”
Segundo a Transparência Brasil, as doações de campanhas foram responsáveis por pelo menos 35% da origens de recursos de candidatos nas últimas duas eleições. Ao todo, somando doações de pessoas físicas, autodoações, fundo partidário as duas eleições tiveram montante de R$ 10,8 bilhões.
O valor doado pelas empresas é, por exemplo, maior que o PIB (Produto Interno Bruto) –soma de todas as riquezas produzidas em um ano– da capital do Tocantins, Palmas, que, em 2011, somou R$ 3,6 bilhões.
Também é maior que o orçamento de Estados como Roraima, que tem previsão de receita de R$ 2,8 bilhões para 2014.
De acordo com o levantamento da ONG, grandes empresas, ao todo, destinaram dinheiro a 320 dos 513 deputados federais eleitos em 2010. Esses parlamentares receberam recursos de 5% das empresas que mais financiaram a corrida eleitoral daquele ano.
Em termos percentuais, o índice chega a 62% da bancada. O levantamento levou em conta dinheiro para candidatos ou diretórios/comitês eleitorais e aponta que há grande diferença entre as maiores doações de empresas e os valores médios.
A doação média dessas empresas por deputado eleito foi de R$ 58,2 mil, ao passo que a doação média das demais doadoras aos candidatos cujas campanhas financiaram foi de apenas R$ 2.615″, diz o relatório, assinado pelo diretor-executivo da ONG, Cláudio Weber Abramo.
› FONTE: Vejamos