Começam nesta segunda-feira (03/02) as inscrições do 43° Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado no Brasil pelos Correios com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens; contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.
O concurso é promovido, em todo o mundo, pela União Postal Universal (UPU) — entidade que congrega os operadores postais de 192 países.
O tema para este ano é "Escreva uma carta para dizer de que forma a música influencia a vida". Poderão participar, por meio de suas escolas, estudantes de até 15 anos de idade das redes pública e privada de ensino. As inscrições vão até o dia 17 de março.
As redações devem ser redigidas de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul e escritas em língua portuguesa, contendo no máximo 800 palavras em formato de uma carta.
Para participar, o estudante deverá passar por uma seleção em sua escola, na qual será escolhida a carta que irá representá-la. Cada escola pode inscrever no máximo duas redações.
Serão realizadas duas fases: estadual e nacional. Na estadual, serão premiadas as três melhores redações de cada Diretoria Regional dos Correios. O primeiro colocado ganhará um tablet; o segundo e terceiro ganharão uma câmera digital.
Já na fase nacional, o vencedor ganhará uma TV de LED 40&39; polegadas mais um troféu, e sua redação representará o Brasil na etapa internacional, a ser realizada pela União Postal Universal. As escolas também recebem os prêmios.
Em 2013, o concurso teve a participação de mais de três mil escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Maírla Marina Ferreira Dias, de Pernambuco, foi a vencedora nacional. Na fase internacional do concurso, o Brasil é o 2° melhor país em número de vitórias, com três medalhas de ouro, atrás apenas da China, com cinco.
O regulamento completo do concurso está disponível no site dos Correios, no link :http://www.correios.com.br/sobreCorreios/sustentabilidade/vertenteSocial/concursoInternacionalRedacao.cfm
› FONTE: ASCOM