A Amanco, marca comercial da Mexichem, grupo líder mundial em tubos e conexões, alcançou 97% de conhecimento estimulado entre os consumidores brasileiros, de acordo com a nova pesquisa de imagem da marca realizada pela Ipsos Public Affairs, multinacional francesa de pesquisa. Esse resultado é 600% maior que o apontado pela primeira pesquisa, realizada há sete anos.
A marca conquistou rápido crescimento no mercado brasileiro. “Oferecer soluções no segmento de tubos e conexões, produtos inovadores e que atendem às necessidades do consumidor fez com que a Amanco se tornasse referência”, afirma a gerente de Marketing e Comunicação da Mexichem Brasil, Patrícia Barreros. Quando foi realizada a primeira pesquisa de imagem, pouco antes do lançamento da marca no Brasil, o awareness estimulado da Amanco era de apenas 13%.
A pesquisa de 2013 (a oitava desde 2006) revela que a Amanco cresceu praticamente em todos os pontos avaliados, com médias superiores aos levantamentos dos anos anteriores. Dos instaladores hidráulicos consultados, 93% afirmam que a Amanco é uma das marcas favoritas. Entre os projetistas, esse índice é de 96%.
Já entre os balconistas, o índice de favorabilidade chega a 92%. “Os balconistas são de extrema importância para a Amanco, pois são fortes recomendadores dos produtos. Contar com o apoio deles é fundamental para o desenvolvimento da marca”, completa Patrícia Barreros.
Estratégia de marketing
A gerente de Marketing da Mexichem Brasil atribui os excelentes resultados ao forte investimento da marca em inovação e às estratégias de comunicação e marketing. Ela frisa que as campanhas publicitárias da Amanco são sempre marcadas pelo humor e ficam na memória do público.
Em seus sete anos de atuação, a marca Amanco disputa mercado com tradicionais players do setor da construção civil do Brasil e está presente entre as marcas mais citadas espontaneamente, conquistando 59% do total das menções e crescendo 12 pontos percentuais em relação ao último ano.
“A evolução da marca nos leva a compreender que todos os esforços em marketing, comunicação, operação e vendas, entre outras áreas, estão em sinergia e em busca do mesmo objetivo, que vem sendo alcançado em ritmo acelerado”, conclui Patrícia Barreros.
Outra novidade que marcou 2013 foi o lançamento do ícone da marca, utilizado em materiais publicitários e pontos de venda. O símbolo traz a letra A nas cores da Amanco (verde e azul), incorporando elementos de seu já conhecido logo, e serve para que os consumidores identifiquem a marca rapidamente, independentemente do local onde o ícone esteja aplicado.
Metodologia
Com a aplicação de questionário de aproximadamente 20 minutos, foram feitas no total 846 entrevistas, tendo sido consultados 630 consumidores finais (compradores de material hidráulico ou caixa de água nos últimos 3 meses ou pessoas que pretendem fazer uma obra que envolva alguma tipo de material hidráulico ou caixa de água nos próximos 3 meses ou pessoas que fizeram uma obra em que usaram material hidráulico nos últimos 3 meses) e 216 profissionais do ramo (instaladores, balconistas de casas de material de construção e projetistas). A pesquisa abrangeu as seguintes cidades: São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Evolução do conhecimento estimulado da marca Amanco
Painel Consumidores