Produtos químicos utilizados na manutenção da água da piscina podem agredir e esverdear os fios. O sol em excesso também é inimigo das madeixas, pois – em excesso - queima e desidrata.
No Verão, homens e mulheres que mantêm suas madeixas loiras devem ficar atentos aos danos que o excesso de sol e de água da piscina podem trazer à saúde dos cabelos.
Segundo o cabeleireiro Hélio Merli, os cabelos loiros tendem a ficar com uma coloração esverdeada após horas de exposição à água da piscina, que geralmente é tratada com o sulfato de cobre e cloro.
“Nenhuma cor de cabelo está livre do ‘esverdeamento’ ou ressecamento, a diferença é que os cabelos loiros passam por descoloração ou pelo uso de tinta, por isso possuem as cutículas abertas, o que torna mais fácil a entrada dessas substâncias e a consequente pigmentação do fio”, explica.
Além da mudança na coloração dos fios, Hélio expõe que outro problema comum no verão é a queima e o ressecamento dos fios, que ocorre pela intensidade dos raios ultravioletas. “Os raios atuam diretamente na fibra capilar, deixando os fios frágeis e separando as células que formam a cutícula do fio, fazendo que eles desidratem, fiquem quebradiços e opacos”, aponta o profissional.
Como prevenir
O profissional explica que para evitar a coloração indesejada, existem no mercado vários produtos para proteção dos fios contra a química da piscina e protetores solares específicos para o cabelo. “Leave-ins sem enxágue são os mais indicados para a proteção capilar, principalmente os que contêm óleos naturais que auxiliam na hidratação, proteção térmica, UVA e UVB”, orienta Hélio.
Cuidados pós-piscina
Nos casos de cabelos que não foram tratados antes do contato com a água e o sol e o resultado foi a coloração verde, a dica de Hélio é o uso de um shampoo antirresíduos aplicado nos fios, na primeira lavagem após o banho de piscina. “Aplicar tintura nos fios na tentativa de voltar a cor que deseja pode ser desastroso, pois os fios podem ficar manchados. Após aplicar o shampoo antirresíduos, o ideal é manter o cabelo hidratado e protegido até que o tom esverdeado saia naturalmente”, finaliza o cabelereiro.
› FONTE: MMatsuo