Bairros Promorar e Vila São João foram escolhidos para a retomada do projeto
O Projeto Prefeitura no Bairro inicia seu segundo ano de atividades no próximo sábado (25). A retomada do governo itinerante acontece no Continente, abrangendo os bairros Promorar (e o Conjunto Habitacional Panorama de 40 blocos ali existente) e Vila São João.
O evento, que será realizado no estacionamento em frente ao Panorama, na rua Joaquim Nabuco, começa às 9 horas, com uma apresentação de pagode.
Depois de percorrer 31 bairros da Ilha e do Continente em 2013, o Prefeitura no Bairro teve uma interrupção de quase um mês e meio por causa da virada de ano.
Mas o projeto volta em 2014 com o mesmo espírito: oportunidade de acesso direto ao prefeito Cesar Souza Júnior e seu secretariado para fins de reivindicações populares. Assim, a Prefeitura Municipal conhece de perto os problemas que mais afligem os cidadãos e busca resolvê-los.
Aliás, é interessante destacar que o Prefeitura no Bairro já promove nesta primeira edição do ano uma reavaliação do que foi feito pela administração municipal na região após a visita do projeto ao bairro do Monte Cristo, ocorrida em janeiro de 2013.
Também vale destacar que, no ano passado, foi registrada uma média de 140 solicitações de obras e melhorias na cidade, por edição, totalizando 4.300 pedidos.
“A grande lição que tiramos é a necessidade de estar sempre perto das pessoas, sintonizando a administração com as reais demandas das comunidades. É muito comum o agente político se eleger e se afastar das pessoas.
Nós perseguimos o caminho contrário, do permanente e enriquecedor contato com todos os moradores”, afirmou o prefeito.
A previsão para 2014 é a de que sejam realizadas em torno de mais 40 edições deste que é um projeto de governo e que, portanto, será levado até o final da gestão.
Trajetória
O Prefeitura no Bairro começou em Canasvieiras no dia 5 de janeiro de 2013 e teve a última edição do ano em 14 de dezembro, às vésperas do Natal, em Santo Antônio de Lisboa. Ao longo de 2013, percorreu mais 29 bairros, nesta ordem: Monte Cristo, Campeche, Pantanal, Estreito, Itacorubi, Monte Serrat, Rio Vermelho, Coqueiros, Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição, Vargem do Bom Jesus, Vila Aparecida, Coloninha, Costeira, João Paulo, Barra da Lagoa, Morro da Caixa, Canto do Lamim, Vila do Arvoredo, Morro do 25, Carianos, Trindade, Morro do Mocotó, Chico Mendes, Tapera, Capoeiras, Ingleses, Morro do Horácio e Monte Verde. No Maciço do Morro da Cruz, foram quatro visitas.
A comunidade que mais respondeu ao convite da Prefeitura para participação do projeto foi o Rio Vermelho. E a Secretaria Municipal que recebeu o maior número de pedidos foi a de Obras, totalizando cerca de 900 reivindicações, ou 20% do total, seguida da Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental e do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF).
De uma maneira geral, os principais pleitos que chegaram ao prefeito e seus secretários referiram-se a pavimentações de ruas, construções de casas, vagas em creches, melhorias nos postos de saúde e ampliação e revitalização de áreas de lazer.
Embora nem tudo possa ser atendido, a Prefeitura coloca-se à disposição dos cidadãos florianopolitanos para saber de seus anseios de forma aberta e transparente e, posteriormente, comunica-lhes sobre o encaminhamento dado, de maneira sincera.
"O principal objetivo do Prefeitura no Bairro foi atingido, porque em todas as edições a população compareceu de forma objetiva e concreta, trazendo sempre as principais reivindicações de forma coletiva, não se transformando em uma situação de benefícios individuais. Isso enriquece a administração em termos de projeto e planejamento.
Outro fator importante é que as pessoas mais humildes tiveram a mesma receptividade que lideranças e presidentes de associações , mostrando que o objetivo em tratar as pessoas de forma igualitária foi atingido também", destacou o coordenador do projeto, Renato Geske.
Mutirões
Dois mutirões de limpeza foram realizados ao longo de 2013 no Maciço do Morro da Cruz, também como atividades do Prefeitura no Bairro.
O primeiro, no dia do aniversário da cidade, em 23 de março, no Morro da Mariquinha, tendo sido recolhidos mais de 4 toneladas de entulhos. O segundo, no dia 27 de abril, no Morro do Horácio, quando foram retiradas 20 toneladas de lixo.
Nas ocasiões, o prefeito, seus secretários e voluntários atuaram em parceria com a Defesa Civil. A iniciativa visou a conscientizar os moradores da região de que não devem fazer descartes de material, independente do tamanho ou quantidade, na canalização, sob pena de provocar entupimentos das galerias pluviais e problemas viários, principalmente, nos períodos de chuva intensa.
Providências
Uma série de outras providências puderam ser tomadas pela comunidade local durante o Prefeitura no Bairro, graças à participação de representações dos poderes públicos municipal e estadual, entre outras.
Exemplos disso foram as matrículas no projeto de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) da rede municipal de ensino, voltado a pessoas com mais de 15 anos interessadas em cursar do 1º ano a 8ª série em um dos cinco polos avançados e 10 núcleos espalhados pela cidade, assim como as inscrições em cursos de qualificação e capacitação profissional gratuitos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Além disso, nos eventos estavam presentes o Sistema Nacional de Empregos (SINE), para encaminhamentos ao mercado de trabalho; o PROCON, para reclamações relacionadas ao direito do consumidor; o Pró-Cidadão, para informações e resoluções de questões referentes a processos, parcelamentos, dívidas ajuizadas, atualização de endereços e recadastramento; a OAB Cidadã, para orientações jurídicas, e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), para assuntos afetos à área.
Valorização da cultura local
Artistas locais também puderam mostrar um pouco do seu talento antes da abertura dos trabalhos do Prefeitura no Bairro. Foi uma forma de valorizar a cultura da comunidade, além de descontrair o público orientado a chegar com antecedência, para efetuar suas inscrições de acesso ao prefeito e seus colaboradores.
› FONTE: Marco Antonio Zanfra