O governador Raimundo Colombo reuniu, na tarde desta quarta-feira, 22, as lideranças indígenas de todo o Estado para discutir questões das terras e a criação do Conselho Estadual de Povos Indígenas (Cepin). Participaram do encontro as três etnias: Xokleng, Kaingang e Guarani.
Durante encontro, o governador determinou que o Cepin fosse totalmente reestruturado e que dentro de 15 dias, os representantes sejam empossados. O conselho é paritário, ou seja, metade são povos indígenas e a outra metade são membros do governo.
“Vamos reestruturar o conselho o quanto antes. É fundamental para resolvermos os conflitos indígenas no Estado”, disse o governador.
Para o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, João José Cândido da Silva, a reunião foi histórica, porque pela primeira vez um governador reuniu seus principais secretários com caciques de várias etnias em Santa Catarina.
“Criar o conselho é muito importante, pois assim, possamos realizar um grande trabalho. As grandes buscas foram na área da Educação e Agricultura, mas também na Saúde, Assistência Social e Segurança Pública e estes estarão representados dentro do conselho”, explicou o secretário.
› FONTE: Governo do Estado de SC