Iniciativa busca conscientizar os pequeninos sobre os perigos do mar.
Além de aproveitar as belas paisagens, moradores e turistas que escolherem a Orla de Itapema para descansar, contam também com as atividades preventivas do Projeto Golfinho.
A iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar de Itapema tem o objetivo de conscientizar crianças de 9 a 13 anos sobre os principais perigos associados ao banho de mar, além de fornecer conhecimentos acerca da preservação do meio ambiente, por meio de atividades recreativas.
O curso tem duração de uma semana e acontece simultaneamente na Orla do Centro e na Meia Praia. De forma lúdica e prática, as crianças aprendem conceitos sobre a sinalização das praias, mares e ressacas, ondas e correntes marítimas, além de noções de educação ambiental.
“Eu participei do curso quando tinha apenas dez anos de idade e nunca esqueci as orientações dos professores. Hoje é uma honra poder ensinar as crianças sobre os cuidados com o mar e saber que isso ficará para sempre gravado na história de vida deles”, afirmou um dos professores do Projeto Golfinho, Gustavo Pergher.
Para a 2º Tenente e Coordenadora do Projeto Golfinho no 13º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Fernanda Sabastiani, a expectativa deste ano é que a iniciativa em Itapema alcance mais de 120 crianças, tanto de moradores, como turistas.
“Cerca de 40 % dos acidentes registrados nos meses de verão nas praias catarinenses ocorrem com crianças de até 14 anos. O Projeto Golfinho tem a finalidade de reduzir esta estatística, por meio de uma ação preventiva, formando também multiplicadores deste conhecimento”, afirmou Fernanda Sabastiani.
Para finalizar o curso, as crianças participam de um teste para verificar os conhecimentos adquiridos. A prova é realizada em equipe, incentivando também a socialização das informações e a parceria de todos na prevenção.
O encerramento do Projeto Golfinho é marcado pela entrega do certificado de conclusão e o tradicional batismo com uma chuveirada.
› FONTE: Prefeitura de Itapema