Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Colombo abre o 9º Festival de Música de Santa Catarina

Publicado em 21/01/2014 Editoria: Cultura Comente!


Foto: James Tavares/Secom

Foto: James Tavares/Secom

O governador Raimundo Colombo abriu oficialmente neste domingo, 19, a 9ª edição do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), em Jaraguá do Sul, no Norte do Estado.

A programação, que vai até 1º de fevereiro, espera reunir aproximadamente 55 mil pessoas para assistir às apresentações. Alunos, professores e regentes também participam de aulas, ensaios, seminários e palestras. O evento recebeu incentivo do Governo do Estado, por meio do Funcultural, na ordem de R$ 340 mil.

“É um evento tradicional, que ganhou força e qualidade ao longo dos anos e que oferece uma grande contribuição para a cultura do nosso Estado. Nós apoiamos e vamos continuar, pois sabemos a importância de valorizar a música e a arte”, disse Colombo.

O evento reúne cerca de 900 participantes, que vão realizar uma verdadeira maratona musical nos mais de 200 concertos que serão apresentados em dez cidades ao longo dos 14 dias de evento. A organização do evento prevê também a realização de cerca de 3,3 mil horas/aula.

O diretor artístico do Festival, Alex Klein, explicou que 632 alunos inscritos vão participar, sendo um terço do Exterior. “Os alunos, de vários lugares do Brasil e do mundo, economizam o ano todo para vir a Jaraguá participar desse evento que é referência nacional”, afirma ele.

Segundo a organização, as inscrições são de 26 países, incluindo 12 alunos do Conservatório de Música de Sydney (Austrália) - com quem o evento firmou parceria - além de representantes de grandes conservatórios da Alemanha.

Do total de participantes, 47 são de Santa Catarina. Em 2014, a presença dos catarinenses está garantida nos programas Intermediário, Avançado e ProMusc, além do Seminário de Regência. São 14 cidades catarinenses representadas no maior festival-escola de música erudita da América Latina. Mesmo com as diferentes idades e referências, eles vêm com o objetivo de aprender e aperfeiçoar suas técnicas.

Músicos de 28 países também vão marcar presença. Do Brasil, são 20 Estados representados, incluindo alunos do Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia e Rio Grande do Norte.

“Nesses nove anos, o Festival tem mudado a cara dos meses de janeiro e fevereiro de Jaraguá, que passam a ver diversos instrumentos espalhados pela cidade. O evento tem dado visibilidade ao Estado e também ao município, por ser reconhecido como o mais importante festival escola de música erudita da América Latina”, destacou o presidente do Femusc, Antonio Cesar Silva.

Destaque

Na edição deste ano o destaque na programação é o Femuskinho - uma colônia de férias com 100 vagas para crianças entre seis e 12 anos, que oferecerá aulas de música, gincana e atividades de recreação e lazer. Mesmo sem necessidade de qualquer experiência musical, as crianças participam de aulas de flauta-doce, coral e instrumentos de cordas. Ao lado do envolvimento musical, são planejadas gincanas e atividades de recreação e lazer.

Também terá destaque o Femusc Jovem que busca a continuidade do ensino de música para adolescentes que já participaram do Femuskinho ou de edições anteriores e para os que já estudam algum instrumento musical em escolas ou outros projetos de ensino musical.

São oferecidas 100 vagas para jovens de 12 a 17 anos, que participarão de classes de composição e leitura musical, classes de instrumentos e formação de orquestra. Os alunos também integrarão a programação oficial do Femusc.

 

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários