No Brasil, 122,7 milhões de pessoas já possuem aparelho celular. E de acordo com uma pesquisa divulgada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apesar de Santa Catarina ser o Estado com maior índice de satisfação dos consumidores com telefonia celular, a população continua a reclamar do serviço das empresas de telefonia móvel.
O PROCON Estadual de Santa Catarina monitora as operadoras a fim de melhorar cada vez mais o atendimento aos consumidores. Em Florianópolis, a média de resolutividade das telefonias é de aproximadamente 93%. Desde janeiro de 2013, 88 registros de reclamações de operadoras foram feitos ao PROCON: OI-51, TIM-16, VIVO-7 e CLARO-14. Além disso, mais de 1800 clientes das maiores empresas de telefonia celular também foram atendidos na sede. OI- 1137TIM- 320 VIVO- 173 CLARO- 172.
No PROCON de São José, a empresa que obteve mais reclamações em 2013 foi OI S.A, com 1248 reclamações. A TIM (297), Claro (122) e Vivo (119) vêm logo atrás. Quem lidera o ranking das operadoras de celulares mais utilizadas no estado é a TIM, com 3,68 milhões de clientes. Tentamos entrar em contato com todas as operadoras, mas a TIM foi a única que se pronunciou em nota sobre as reclamações feitas por seus clientes.
Em 2013, a Justiça condenou a TIM a pagar R$ 5 milhões por derrubadas de sinais de cliente. Indenizações por danos morais foram pagas a clientes indignados, assim como compensações por danos sociais causados à comunidade. A Justiça constatou que a operadora agiu de má-fé, pois a interrupção ocorria para clientes que detinham o plano pré-pago que previa ligações mais baratas ou gratuitas para usuários da mesma operadora.
Outras empresas de telefonia celular como a Oi e a Vivo também foram multadas pela Anatel, por descumprirem metas de exigências do Plano Geral de Metas de Qualidade para o Serviço Móvel Pessoal e da Lei Geral de Telecomunicações. A Oi foi condenada a pagar R$ 278,8 mil e a Vivo R$ 134,5 mil. O que se observa, no entanto, é que mesmo após multas e indenizações, as reclamações sobre a qualidade do serviço dessas operadoras permanecem e só aumentam.
É o caso do estudante de engenharia Felipe Souza. Ele é cliente do plano Infinity da TIM e reclama que o sinal é ruim “De vez em quando eu também tenho a ligação derrubada, isso sem falar nas mensagens promocionais que recebo toda hora e na internet 3G, que eu nem uso, pois não vale a pena” lamentou o estudante.
O também aluno de engenharia Thomaz da Silva é cliente pós-pago do plano Liberty Express da TIM. Ele, no entanto, considera que atualmente o sinal da TIM está melhor “minha ligação é difícil cair, eu já fiz ligações de mais de uma hora sem problema nenhum. A minha maior indignação é em relação às mensagens promocionais, devo receber umas quatro por dia” observou.
O empresário Ricardo Campos, 32, também coleciona protocolos de reclamações contra operadoras de telefonia. Em relação à empresa móvel a TIM é a operadora na qual fala já ter passado maus bocados por conta de sinal ruim, queda de internet, atendimento demorado e terceirizado. “Eles só lhe atendem bem quando você vai comprar algum aparelho com eles, mas mesmo assim passei por um desgaste na compra de um celular que nem assistência técnica a operadora sabia se o aparelho tinha.” Completa Campos.
Em nota ao site Floripa News a Assessoria de Imprensa da TIM explicou que: “a TIM rejeita com veemência qualquer especulação sobre as alegações de queda proposital de chamadas de clientes do plano Infinity, que nunca representaram a realidade, uma vez que a própria agência reguladora já emitiu parecer oficial confirmando a inexistência de qualquer indício”.
Recentemente a operadora TIM adotou a concatenação de chamadas, que possibilita aos clientes em caso de interrupção de chamadas, uma nova ligação realizada em até dois minutos não tarifada. De acordo com a assessoria, para não receber mensagens promocionais da TIM, basta enviar uma mensagem de texto com a palavra “SAIR” para 4112.
“Pagamos um bom dinheiro por esse serviço, o mínimo que eu espero é que ele seja de qualidade. Mas isso não acontece. No fim o barato sai caro” indignou-se a estudante Amanda Coelho.
A CPI da Telefonia Móvel de Santa Catarina, na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, que visava apurar as reclamações dos consumidores nos PROCONs do estado e na ANATEL foi encerrada em 23 de novembro do ano passado. Ficando firmado um termo de compromisso junto às quatro operadoras de celular do estado Oi, TIM, Vivo e Claro, para encontrar soluções nos problemas apontados. Você pode conferir clicando aqui no Termo de Compromisso das Operadoras.
Até agora dois meses depois as reclamações ainda são grandes em relação a queda de sinal, interrupções de ligações, mensagens constantes de promoções das operadoras e cobranças indevidas.
A quem reclamar
Quem fiscaliza a atuação das telefonias é a ANATEL, reclamações referente à falta de cobertura ou de sinal, assim como derrubada de ligações são competências desta agência.
A central de atendimento da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h.
Ligue 1331 para registrar reclamações e denúncias contra operadoras, além sugestões ou pedidos de informações sobre a Anatel.
O PROCON/SC monitora e age junto a todas as operadoras a fim de melhorar cada vez mais o atendimento aos consumidores.
Telefone: 151 - Segunda a sexta. Este número é adotado em todos os Estados do país.
Envie sua dúvida primária para [email protected]
Rua Victor Meirelles nº 35 e 53, Centro (ao lado da agência dos Correios), de 13h às 18h.
› FONTE: Floripa News/Larissa Gaspar e Michelle Marcelino