Usar filtro solar é básico para se proteger do sol e do envelhecimento da pele, mas é importe ter informação sobre essa temporada de calor: como se expor adequadamente ao sol, o que usar e os cuidados com o corpo.
Segundo a orientação da dermatologista Daniela Landim, o ideal é que dez dias antes da exposição ao sol, é interessante tomar um pré-betacaroteno por via oral, que pode ser mantido durante e pós-período de exposição. Comer cenoura e mamão são opções bem interessantes.
Quando for para praia, piscina ou até mesmo caminhar no dia a dia, é imperativo usar filtro solar de fator 30 para cima. “Usar chapéu e óculos escuros complementam os cuidados, mas o filtro vai ajudar a evitar raios nocivos e a pele vai – aos poucos- escurecendo. Bronzear não é queimar a pele. Bronzear é como dieta, vai aos poucos”, diz a Dra Daniela Landim.
Hidratar a pele é sempre importante, no pós-sol mais ainda. Tomar água, banhos para tirar o sal do mar ou a química da piscina são ações simples para quem quer manter a pele saudável e o bronzeado por mais tempo.
A dermatologista Daniela Landim aconselha tomar o mínimo de 1,5 litro de água por dia para hidratação celular e manutenção da temperatura corporal; e recomenda: “Não deixe de se divertir com amigos e família, mas cuide da saúde da pele e previna câncer de pele – aplique todos os dias filtro solar.
› FONTE: Vera Moreira Comunicação