Luan Santana é um dos maiores nomes da música sertaneja no Brasil, conhecido por seus inúmeros sucessos e também pelo seu engajamento em causas sociais. Nascido em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 13 de março de 1991, desde cedo mostrou talento para a música.
Aos 14 anos, ele começou a tocar violão e, pouco tempo depois, já se apresentava em bares e festas da região. Seu primeiro álbum, “Tô de Cara”, foi lançado em 2009 e incluiu o grande hit “Meteoro”, que alavancou sua carreira nacionalmente.
Desde muito jovem, Luan demonstrava seu talento musical. Com apenas 3 anos, já cantava sertanejo, gênero que fazia sucesso na região em que vivia. Posteriormente, com o apoio da família, recebeu seu primeiro violão, algo que seria crucial para sua carreira.
Ele fez sua primeira apresentação aos 14 anos. Em entrevista para Pedro Bial no especial "Som Brasil apresenta: 15 anos de Luan", o artista revelou que o grande passo inicial foi a gravação da música “Falando Sério”, que viralizou rapidamente. O site Sertanejo Todo Dia elegeu os grandes sucessos de Luan Santana.
Com sua música sendo usada como toque de celular por muitas pessoas, o cantor começou a ganhar visibilidade, mesmo que inicialmente as pessoas não soubessem quem era o artista por trás da canção. A partir daí, ele começou a receber convites para se apresentar nos palcos.
Em 2009, Luan lançou seu primeiro CD intitulado "Tô de Cara". Dentre as faixas, a música "Meteoro" se destacou e criou um refrão chiclete que conquistou o público. O CD foi certificado com disco de ouro, ao alcançar a marca de 50 mil cópias vendidas.
Luan participou da Festa do Peão de Barretos, apresentando-se para 50 mil pessoas.
Realizou 300 shows em 2009, consolidando-se como um dos maiores nomes do sertanejo.
O sucesso meteórico marcou o início de sua carreira ascendente no cenário musical brasileiro.
Luan Santana já recebeu diversos prêmios em sua carreira, incluindo troféus no Prêmio Multishow de Música Brasileira e até um Grammy Latino. Seus shows lotados e a empatia com o público são marcas de um artista que conquistou o Brasil.
Em agosto de 2016, Luan Santana lançou seu terceiro álbum de estúdio, “1977”. O nome do álbum é uma homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, proclamado pela ONU em 8 de março de 1977. O trabalho celebra as mulheres, incluindo participações especiais de artistas como Marília Mendonça, Sandy, Ana Carolina e Ivete Sangalo.
Além disso, o DVD desse álbum teve uma exibição antecipada em salas de cinema no Brasil, mostrando todo o processo criativo. O álbum alcançou o número 1 nos charts e o CD atingiu o pico número 2 na tabela da ABPD.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)