O presidente da Ucrânia, Zelensky, mais uma vez alertou o público e o Ocidente de que a Rússia planeja realizar algum tipo de evento nuclear desastroso centrado na usina nuclear de Zaporizhzhia , a maior da Europa. As reivindicações das principais autoridades ucranianas persistem há semanas, mas aumentaram nos últimos dias, já que os americanos estão ocupados com as festividades de 4 de julho.
"Há uma ameaça séria porque a Rússia está tecnicamente pronta para provocar uma explosão local na estação, o que pode levar a uma liberação [de radiação] ", afirmou Zelensky dias atrás em uma coletiva de imprensa conjunta em Kiev. A inteligência ucraniana está ao mesmo tempo esta semana dizendo que os militares da Rússia estão reduzindo sua presença lá e disse à equipe para se mudar para a Crimeia.
O The Guardian no sábado citou o braço de inteligência da Ucrânia, o GUR, para dizer que "vários representantes da agência estatal de energia nuclear da Rússia, Rosatom, já saíram" e ainda que "funcionários ucranianos que permaneceram na usina e assinaram contratos com a Rosatom foram informados para evacuar até segunda-feira, de preferência para a Crimeia , disse.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)