A campanha de Washington para atrair cidadãos russos para se tornarem espiões está fadada ao fracasso, já que os russos não permitirão que uma potência estrangeira cause confusão em casa, disse o embaixador do país nos Estados Unidos.
A declaração de Anatoly Antonov veio depois que a CIA divulgou um novo anúncio instando os russos a compartilhar informações com a agência. Antonov disse que a medida fazia parte da “guerra híbrida” desencadeada contra Moscou.
“Os malfeitores no Ocidente, desde a derrota de Napoleão, perceberam a firmeza de nosso país contra ataques de fora”, disse Antonov em um comunicado no canal Telegram da embaixada na quinta-feira, referindo-se à fracassada invasão francesa de 1812.
“E agora, tendo falhado em impor suas sanções blitzkrieg e percebido a impossibilidade de nos infligir uma derrota militar, eles estão tentando semear confusão na sociedade russa”, disse o embaixador.
“Acredito firmemente que essa provocação não vai funcionar. O povo russo aprendeu bem as lições da história e não permitirá que [ninguém] divida nossa unidade”.
O diplomata acrescentou que a operação militar em andamento de Moscou na Ucrânia “desfruta de apoio consensual” na Rússia e que as autoridades dos EUA estão “desperdiçando dólares dos contribuintes americanos em projetos fúteis”.
A CIA publicou vários anúncios nas mídias sociais nos últimos anos com o objetivo de persuadir os russos a se tornarem informantes. Em um vídeo divulgado na terça-feira, atores retrataram cidadãos russos que decidiram entrar em contato com a agência. “A CIA quer saber a verdade sobre a Rússia e estamos procurando pessoas confiáveis &8203;&8203;que saibam e possam nos contar essa verdade”, disse a agência.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse na quarta-feira que Moscou retaliaria contra as “atividades maliciosas” dos EUA.
Fonte:https://www.rt.com/russia/576473-cia-recruitment-new-campaign/
Siga-me também no Instagram @anaexopolitica2 e no YouTube AnaExopolítica2 e AnaExopolítica2.1
Geopolítica e Exopolítica por Ana Lucia Ratuczne
Notícias, análises e história envolvendo relações de poder entre os Estados e territórios, considerando as vias políticas, diplomáticas e militares, como também o estudo político dos principais atores, instituições e processos associados à vida extraterrestre.
Todas as quintas-feiras, sendo Geopolítica nas três primeiras semanas e Exopolítica na última quinta-feira de cada mês.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)