O outono chegou ao Brasil despencando a temperatura na região Sudeste e Centro-Oeste. Na região Sul, a sensação térmica nas últimas semanas ficou abaixo de zero.
Especialistas afirmam que o fenômeno climático, "La Niña" será o responsável pelas baixas temperaturas recorde no outono/inverno. E aqueles que mais precisam de cuidado em dias gelados são os bebês e crianças.
Cuidados que não podem faltar nas baixas temperaturasNão basta agasalhar, é importante prestar atenção em outros fatores que estão ligados à proteção dos bebês e crianças.
O
site de roupa infantil, Datitia, também especializado no universo do cuidado com crianças e maternidade, esclarece sobre os principais cuidados que se deve ter.
Momento do banho e pós-banhoEm dias gelados evite banhos pela manhã e noturnos. O ideal é que sejam banhos rápidos, para que o bebê não fique muito aquecido e sofra com choque térmico.
Também é preciso não demorar para vestir a criança e secar rapidamente o cabelo.
Controle nos passeiosO recomendado é evitar saídas pela manhã ou no final da tarde e noite, quando as temperaturas costumam cair ainda mais.
Ventos fortes sobre o bebê e criança podem provocar problemas respiratórios e contato com diferentes tipos de vírus.
O carrinho do bebê precisa ter proteção para a chuva, frio e ventania, mas também é preciso tomar muito cuidado para não sufocar a criança!
Cuidado com os agasalhos em excesso!A temperatura corporal ideal é entre 36,5°C e 37,2°C e é comum que os pais queiram agasalhar em excesso os seus filhos. Porém a temperatura costuma oscilar nos ambientes, sendo importante prestar atenção à transpiração da criança.
Em caso de suor, é fundamental retirar alguma peça para manter a criança confortável e com a temperatura controlada.
Itens de vestuário essenciaisToucas para cobrir os ouvidos, luvinhas, jaquetas e blusas para os casos de exposição a vento forte, são essenciais.
As blusas de lã e o moletom são indicados por baixo de agasalhos para isolar o vento.
Momento do sonoNo momento de sono da criança e bebê é importante manter o ambiente com a temperatura entre 23 e 26 graus, porém aquecedores precisam ser evitados por diminuírem a umidade relativa do ar.
O ideal é verificar a capacidade de vedação nas janelas do quarto. Evite protetores de berço e acessórios em excesso. A criança precisa estar agasalhada, porém na medida certa, sacos de dormir costumam ser mais indicados para bebês do que cobertores.
Cuidados com a peleBanhos não podem ser dados com temperatura superior a 37°C, porque a água quente resseca a pele.
Quando a criança usa fralda, evite os lenços umedecidos e prefira lavar a região com água e sabão.
Hidratantes não podem ser utilizados sem recomendação médica. Tome cuidado em manter a criança hidratada por meio de água, chás e alimentação saudável.
E em casos de berçário ou escolinha?Geralmente as crianças que frequentam escola ou berçário são as que mais adoecem.
É fundamental que as vacinas estejam em dia e que a higiene das mãos dos profissionais em contato com a criança seja disciplinada.
Quando a criança está doente ou apresentar febre, precisa ficar em casa, protegendo as demais e para que tenha uma cura mais rápida.
Os dias tendem a ser mais frios nas próximas semanas, assim como a oscilação de temperatura também pode afetar, principalmente as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, por isso, redobre os cuidados com os pequenos.