Comparação feita pela plataforma de comparação BuscaOnibus mostra que, em abril deste ano, trechos como SP/Florianóplis e Florianópolis/Porto Alegre chegam a custar até 25% menos em comparação a 2019.
Para quem costuma viajar na Páscoa, as passagens rodoviárias para o feriado deste ano para alguns dos principais trechos do país estão com preços abaixo do que era praticado há três anos, antes da pandemia. Segundo dados divulgados pelo BuscaOnibus, primeira plataforma de comparação de preços no mercado rodoviário brasileiro, é possível encontrar bilhetes para o trecho São Paulo/Florianópolis neste mês por até R$ 99,99, enquanto o valor mais baixo praticado em abril de 2019 era de R$ 126,74.
Isso se explica pelo aumento da concorrência digital no setor, que ganhou impulso especialmente após o fim das restrições impostas pela pandemia, em meados de 2021. Como explica José Almeida, diretor e fundador do BuscaOnibus, há três anos havia por exemplo 6 empresas operando linhas entre Rio de Janeiro e São Paulo - hoje são 13. "Os negócios digitais chegaram de vez ao mercado rodoviário do país e também impactaram positivamente a oferta de passagens das viações tradicionais, que hoje operam com mais promoções para compras antecipadas, além de contar com mais opções para quem busca viagens com maior nível de serviço, como leitos e semileitos", explica.
"Em função deste cenário, ter bilhetes abaixo do que era praticado há três anos é um indicador relevante de como o setor ganhou em competitividade", acrescenta Almeida.
Ainda no Sul, outras linhas entre capitais contam com mais opções e preços inferiores a 2019. Quem sai de Florianópolis rumo a Porto Alegre hoje tem cinco opções de viações com passagens a partir de R$ 70,00 - antes, eram três opções com valor mínimo de R$ 88,99. Da capital catarinense para Curitiba, um trajeto menor (300 km), há hoje seis empresas ofertando bilhetes a partir de R$ 39,99 - em 2019 eram quatro operando o trecho, que custava a partir de R$ 44,99.
"O novo cenário fortaleceu o ambiente online, assim como a chegada de outras empresas e startups digitais. Em função deste cenário, ter bilhetes abaixo do que era praticado há três anos é um indicador relevante de como o setor ganhou em competitividade", conclui o CEO do BuscaOnibus, que concentra dados de 250 empresas de transporte rodoviário do país e vem desenvolvendo também um serviço de inteligência de dados (Business Intelligence) para o setor.
Fundado em 2019, o BuscaOnibus soma mais de 100 milhões de viajantes atendidos e 600 milhões de pesquisas - com esta capilaridade, se tornou um alavancador de novos negócios de transporte e turismo para parceiros como ClickBus, De Ônibus, Quero Passagem, Buson, Blablacar, entre outros.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)