Nesta terça-feira (22) a guerra na Ucrânia entra no seu 27º dia. No meio de alertas de bombardeios em todo o país as tensões entre Estados Unidos e Rússia aumentam.
Segundo o jornal local Kyiv Independent, a terça feira amanheceu com disparos de sirenes de alerta a ataques aéreos e bommbardeios foram registrados nas primeiras horas da manhã, próximo a cidades de Kryvyi Rih, no sul do país e em Zhytomyr, a 153 km a oeste de Kiev.
O presidente dos EUA, Joe Biden, acusou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, de planejar "operações de bandeira falsa" para justificar o uso de armas químicas e biológicas na guerra. Pórém o próprio presidente dos EUA não apresentou provas.
Biden também chamou Putin de "ditador assassino".
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia, em reação ao pronunciamento de Biden, disse na segunda feira (21) que as falas do presidente americano colocam as relaçoes entre os dois países à "beira do rompimento".
A União Europeia) está dividida quanto a possíveis novas sanções a Moscou. Na 2ª feira (21.mar), representantes de países do bloco discutiram medidas em Bruxelas. Eles deram sinal verde para dobrar o pacote de ajuda financeira à Ucrânia para a compra de armamentos. O valor do pacote seria de 1 bilhão de euros.
Uma decisão concreta em relação a um novo pacote de sanções, no entanto, não aconteceu. Enquanto alguns países, como os bálticos e a Irlanda, pressionam para restringir as exportações de petróleo da Rússia, a Alemanha e outras nações que dependem dos combustíveis russos têm sido relutantes.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)