O projeto Um Outro Olhar, de Samuel de Oliveira, é um registro de fotos P&B da pesca da tainha, que o artista acompanha desde 2013 em um dos municípios da região turística Costa Verde Esmeralda, em Santa Catarina
Fotografia documental como fonte de arte e cultura, memórias afetivas e história. O fotógrafo Samuel de Oliveira está em busca de apoio e de empresas que desejam investir parte do Imposto de Renda (IR) em um projeto fotográfico de arte e memória. O livro-arte Um Outro Olhar, de Samuel de Oliveira, é um registro de fotos P&B (preto e branco) da pesca artesanal da tainha, que o artista acompanha desde 2013 em Bombinhas, um dos municípios da região turística Costa Verde Esmeralda, em Santa Catarina. O livro-arte, aprovado pela Lei Rouanet, está em fase de captação de recursos e já conta com o incentivo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Quase 60% do projeto - cerca de R$45.000,00 - já foram captados. Pessoas e empresas interessadas em apoiar podem entrar em contato com produtora executiva do projeto, Soila Freese, pelo telefone/whatsapp (47) 99243 9789 ou pelo [email protected]
A pesca artesanal no litoral de Santa Catarina é uma das mais antigas tradições preservadas no estado, uma cultura ainda presente em diversas cidades litorâneas do estado, principalmente em Bombinhas. "Todos os anos, entre os meses de maio e julho, pescadores da localidade se reúnem para a pesca artesanal da tainha. A produção de um livro-arte com registro fotográfico da tradição da pesca artesanal ajuda a preservar parte do patrimônio cultural imaterial não apenas de Santa Catarina, mas do Brasil", afirma a Soila.
Em 2013, o fotógrafo Samuel de Oliveira descobriu que mais do que uma parte importante da cultura e da tradição de Santa Catarina, a pesca artesanal era também uma fonte de renda dos pescadores e uma fonte de inspiração para ele, que na época sofria de uma grave depressão. "Ter a simplicidade do cotidiano da pesca frente ao meu olhar foi mais do que um chamado para que eu abraçasse de vez a paixão pela fotografia documental. Essa paixão fluiu naturalmente e fez o trabalho de apaziguar também a depressão que me rodeava. Os registros desses momentos tão simples, e ao mesmo tempo tão importantes para a comunidade local, fez com que eu seguisse fotografando a cultura da pesca durante anos, e, a cada temporada, eu me surpreendia com o quão forte e enraizada é a pesca para a população local, que se reúne com festa e alegria a cada saragaço. A expectativa e a beleza da partilha do peixe é sempre linda de se ver e fotografar", comenta Samuel de Oliveira.
O livro Um Outro Olhar, de Samuel de Oliveira, irá reunir fotografias das temporadas entre 2014 e 2022. "O trabalho irá retratar de forma artística a cultura, a tradição da pesca artesanal e a singular preparação dos pescadores até a chegada das redes, repletas de peixes, momento em que a comunidade local se mobiliza e confraterniza com os seus pares a colheita de mais uma estação", diz Soila. "O olhar sensível do fotógrafo Samuel de Oliveira registra e eterniza a simplicidade e a beleza de um cotidiano que ainda encanta, alimenta e gera renda às comunidades locais litorâneas. Valorizando, por meio da arte da fotografia, a pesca artesanal, considerada como uma das atividades econômicas mais tradicionais do Brasil", conclui a produtora.
FOTÓGRAFO-ARTISTA
Samuel de Oliveira fotografa desde os 15 anos. Nasceu em Cuiabá e desde menino registrava os movimentos dos amigos, da natureza, e das reuniões de família na fazenda dos pais em Cuiabá, Mato Grosso. Nada passava despercebido ao olhar, pelas lentes da máquina analógica Yashica MG2, que ganhara de presente. Samuel fotografa a pesca da tainha desde 2013, em Bombinhas, e desde 2017 fotografa shows e espetáculos em todo Vale do Itajaí, em Santa Catarina, onde reside desde 2010. Recentemente fez curso de Fotografia do Espetáculo com o renomado fotógrafo João Caldas, e desde 2016 vem se especializando em fotografia de espetáculos teatrais, concertos musicais, dança e shows. Acompanhe as novidades pelo www.samueldeoliveirafotografo.com
UM OUTRO OLHAR
Registro fotográfico da tradição da pesca artesanal na cidade litorânea catarinense de Bombinhas. Um livro-arte de 72 páginas e impressão de 2 mil unidades da obra no formato 23x25cm. Mil cópias do livro serão distribuídas à rede pública de ensino de Bombinhas e região, universidades do estado e bibliotecas públicas no território nacional. O material terá versão e-book e serão realizadas quatro oficinas de fotografia digital em escolas da rede pública em Bombinhas e Blumenau.
SERVIÇO
Projeto do livro Um Outro Olhar, de Samuel de Oliveira
2 mil unidades, 72 pgs, 23x25cm
10 mil cartões postais
Captação e propostas de cotas de apoio e patrocínio com a produtora cultural executiva do projeto, Soila Freese, pelo telefone/whatsapp (47) 99243 9789 - PRONAC 20 0822.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)