Existem diferentes formas de começar a empreender. Uma delas é a compra de empresas em funcionamento. Mas, será que isso vale a pena? Confira!
Se você quer começar a empreender a partir de um negócio já existente e procurar opiniões sobre o tema, vai perceber que alguns especialistas defendem que a aquisição de empresas já existentes representa um risco menor do que começar um novo negócio do zero. Por outro lado, outros irão falar da complexidade em se avaliar uma empresa e dos riscos envolvidos nesse processo.
É claro que, assim como a maioria dos negócios, adquirir empresas já consolidadas tem suas vantagens e desvantagens. Dessa forma, separamos algumas delas para te ajudar a entender os benefícios e os riscos envolvidos nesse tipo de transação. Veja agora!
Abrir uma empresa do zero é um processo cheio de desafios e incertezas, por isso, adquirir um negócio torna-se uma opção tão almejada. Vejamos algumas vantagens dessa escolha:
Dados do IBGE apontam que quase metade das empresas brasileiras fecham até os 5 primeiros anos de vida. Assim, fugir dessa incerteza, característica de um negócio novo, se torna uma das principais vantagens de comprar uma empresa já consolidada.
Benefício que inclui: clientela consolidada, fase mais crítica de início já superada, ausência de custos iniciais de abertura e burocracias envolvidas, funcionários já treinados, bom fluxo de caixa (estoque e créditos existentes), fornecedores definidos, marca já conhecida, etc.
Através da contabilidade já existente é possível conhecer a real situação da empresa quanto aos seus retornos, ou seja, se ela opera no lucro ou no prejuízo. Situação que pode ser conhecida através de uma auditoria contábil e que reduz de maneira significativa as chances de insucesso do negócio.
Com uma análise completa e fundamentada em valores reais e avaliando as tendências com base em dados passados, o comprador tem uma visão mais realista dos ganhos da empresa. Com isso, as incertezas referentes a criação de um negócio são diminuídas, uma vez que uma empresa nova ainda não apresenta dados suficientes e acaba gerando previsões que podem não se concretizar.
Outra vantagem da compra de empresas já existentes é que a maior parte dos processos operacionais já estão encaminhados. Isso inclui, por exemplo, a organização dos trabalhos, a infraestrutura, o fluxo de caixa, além das estratégias de Marketing e o próprio nome da empresa, que já tem representatividade e autoridade no mercado.
Uma vez que a situação da empresa já é conhecida, torna-se mais fácil planejar melhor o seu crescimento. Isso porque, com uma análise dos dados é possível visualizar melhor tanto as falhas que impedem o crescimento quanto as oportunidades de investimento. Isso inclui, por exemplo: novos nichos, automatização de processos,melhoria no atendimento, redução de despesas, etc.
Claro que a aquisição de empresas em funcionamento também pode apresentar grandes desafios. O principal deles é que o negócio pode carecer de um grande investimento em melhorias como na relação com os clientes, na infraestrutura ou por conta do número de funcionários que já trabalham.
Estes custos podem, inclusive, superar o montante que seria necessário para começar uma empresa do zero. Portanto, cabe ao comprador avaliar se esse “preço” vale os ganhos em tempo e a redução dos riscos característicos de todo negócio novo.
Outro ponto a ser analisado são os fatores que podem acarretar despesas inesperadas tais como dívidas assumidas, contratos de trabalhadores e administradores, obrigações tributárias e condições ambientais. Para evitar essas surpresas, o ideal é que o comprador contrate uma consultoria especializada que possa analisar todos os pontos da negociação.
Por fim, uma questão relevante a ser observada é se o comprador terá dificuldades de se adaptar ao atual formato como o negócio é gerenciado. Isso porque, uma mudança muito drástica no modelo de gestão pode ser ruim para os funcionários, fornecedores e clientes acostumados com o atual. Dessa forma, fechado o negócio, o ideal é que a transição seja feita de forma gradual, para que não haja reflexos negativos nos resultados da empresa.
Transações comerciais trazem riscos e benefícios, e a compra de negócios prontos não é diferente. Assim como nas demais negociações, cabe ao comprador, diante dos seus objetivos e experiências, definir a melhor opção para o seu caso, sempre pensando nas vantagens e desvantagens sobre os pontos apresentados. Além disso, o ideal é sempre que possível contar com uma assessoria especializada.
Dentre as assessorias financeiras de maior destaque temos a Capital Invest, que hoje é especialista na consultoria de valuation, compra e venda de empresas. Seus serviços em fusões e aquisições, garantem todo o processo de uma forma profissional.
Conclui-se, portanto, que a aquisição de empresas já existentes com o objetivo de fazer elas crescerem pode representar menor risco do que empreender começando do zero, desde que você saiba escolher a empresa certa para investir seu capital e tenha alguns cuidados na aquisição como contar com uma boa avaliação do negócio.
Fonte: Capital Invest - assessoria especializada em fusões e aquisições.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)