Em meio à expansão das lojas on-line, se destacar no mercado é essencial para as empresas
Existe uma maneira simples e atrativa de conseguir novos compradores e de fidelizar clientes. Por mais inusitado que possa parecer, oferecer cashback, ou seja, devolver uma parte do dinheiro ao consumidor é uma prática cada vez mais comum. Em meio à expansão do e-commerce e do crescente número de novas lojas on-line, buscar formas de se destacar no mercado é essencial.
O cashback, que significa dinheiro de volta, é uma forma de compra já bastante difundida atualmente no Brasil e no mundo. Nesse sistema, o cliente reembolsa parte da quantia investida após cada compra e acumula créditos para serem utilizados futuramente em produtos ou serviços.
Os programas de cashback tiveram início nos Estados Unidos e em países da Europa nos anos 1990. No Brasil, a partir de 2007, algumas startups tentaram firmar o sistema, mas foi nos últimos anos que as compras por cashback passaram a se popularizar.
O cashback, aliado a uma série de medidas e esforços, pode fidelizar clientes e alcançar novos compradores. É preciso ter um plano estratégico que inclua ações como marketing, trabalho de SEO e desenvolvimento de promoções. Além disso, as marcas têm apostado em incentivos como frete grátis ou oferecem cupom de descontos para clientes que, por exemplo, fizerem a primeira compra.
A própria dinâmica de aderência aos programas é propícia ao estabelecimento de contato com o cliente. Isso porque, para utilizar as funções do dinheiro de volta, o consumidor deve se cadastrar em um aplicativo, site ou programa que tenha parceria com empresa que ofereça o serviço.
Uma forma de promover vendas e atrair consumidores é propondo promoções de indicação. Por exemplo, se um amigo de um cliente efetuar uma compra graças à sua indicação, os dois podem ganhar cupom de desconto de lojas on-line de uma determinada marca.
Os programas de cashback ajudam a colocar as empresas em vitrines ao lado de outros negócios, muitas vezes reconhecidos no mercado. Após a inscrição, o usuário consegue acessar as plataformas de compra, escolher as mercadorias e acionar a opção de retorno dos valores.
Todos os agentes envolvidos podem ganhar nesse processo, uma vez que alguns modelos de cashback funcionam de maneira cíclica. Lojas parceiras pagam para anunciar em sites e aplicativos de marcas que oferecem o serviço. Em contrapartida, as empresas fazem a divisão da quantia entre os consumidores que compraram.
De acordo com a Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, é cinco vezes mais barato investir em fidelização do que conquistar novos clientes.
No cenário competitivo do mercado, o cashback pode ser usado para fidelizar clientes e aumentar vendas. Mesmo marcas novas, com lojas recém inauguradas no ambiente virtual, podem investir nesse movimento para conquistar o público.
Para além de ser uma oportunidade de firmar a relação com os consumidores, a oferta de cashback pode aumentar o ticket médio de uma empresa. Isso porque, por meio do programa é possível definir uma quantia específica para que o consumidor tenha direito a receber o dinheiro de volta.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)