Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

São José: Secretaria Municipal de Educação reforça orientações sobre matrículas

Publicado em 11/02/2022 Editoria: São José Comente!


 

Equipes trabalham para atender demandas por vagas e realizar ajustes nas unidades escolares

 

Nos últimos dias antes do início do ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação de São José está recebendo pedidos de novas matrículas, especialmente de pessoas transferidas de outros municípios. Diante da alta demanda, os telefones da Central de Vagas estão congestionados, assim como os da Secretaria Municipal de Educação.

 

A Secretaria Municipal de Educação reforça que a educação básica é obrigatória dos 4 aos 17 anos de idade, sendo o Município responsável pela Educação Infantil e pelo Ensino Fundamental. As equipes da Secretaria estão trabalhando para atender toda essa demanda e realizar os ajustes necessários, priorizando o atendimento de irmãos na mesma unidade escolar.

 

A orientação para as famílias que ainda não conseguiram matricular os filhos com idade a partir de 4 anos (completos em março de 2022) é que procurem primeiramente o Centro de Educação Infantil (CEI) ou Centro de Educação Municipal (CEM) mais próximo à sua residência para solicitar a matrícula. Caso não haja vaga na unidade escolar pretendida, será indicada uma outra próxima. Ou ainda o responsável pode comparecer pessoalmente na Central de Vagas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, localizada na Secretaria Municipal de Educação, 1º andar da Prefeitura de São José, Avenida Beira-Mar, nº 403, Centro.

 

Já no caso de crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, os pais e responsáveis que pediram a pré-matrícula devem acompanhar a lista de espera, publicada no site do Sistema Educar Web. Para aqueles que não realizaram a pré-matrícula no período indicado, o site recebe novas solicitações.

 

A Secretaria Municipal de Educação esclarece ainda, que a lista de espera da Educação Infantil é dinâmica, pois ao mesmo tempo em que pode surgir uma vaga, outra criança também pode ser inserida na lista (vinda de outro município ou da rede particular, por exemplo). Sempre que há uma nova demanda por vaga ou uma mudança no cadastro familiar, o sistema reavalia todas as crianças inscritas e critérios para classificação, a exemplo de renda familiar. Então, essa ordem pode ser alterada conforme a demanda e os critérios estabelecidos no edital de matrícula, sendo a classificação calculada automaticamente pelo sistema.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários