O deputado Bruno Souza (NOVO) e a vereadora Manu Vieira (NOVO) fiscalizaram a URA (Unidade de Recuperação Ambiental) da Beira-mar Norte, inaugurada em abril de 2019 com a finalidade de despoluir a praia. No entanto, quase três anos depois, o local segue impróprio para banho e em algumas das galerias o sistema está inoperante.
Ao longo da Beira-mar Norte, são 3,5 km de rede que coletam as águas pluviais que chegam nas 22 galerias instaladas, desde a base do CBMSC até a Ponta do Coral. Em uma dessas galerias, a primeira do sistema, localizada na Ponta do Coral, todo o esgoto bruto está sendo despejado diretamente no mar.
Problema que já foi denunciado pela mídia em outubro de 2021. Na época, a Casan informou que a bomba foi retirada e o ponto não estava operando. Agora, quatro meses depois, a situação está exatamente a mesma: a bomba segue sem funcionamento e todo o esgoto vai parar na Beira-mar Norte.
"Essa é a importância que a CASAN dá para a balneabilidade da área. Detalhe é que esse ponto, a depender das condições ambientais, contribui para contaminar os demais pontos da Beira-Mar Norte, pois a mancha contaminante se desloca rente a orla", denuncia o deputado Bruno Souza.
Ainda, em outras duas galerias próximas ao Koxixo&39;s foi constatado também o não funcionamento das bombas que captam o esgoto a ser tratado. As galerias se apresentavam cheias, com nível de esgoto muito acima da bomba de captação e o esgoto correndo em sua totalidade para a praia Inclusive, conforme registros fotográficos, é possível visualizar fezes que estavam dentro da galeria e minutos depois já se encontravam no mar.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)