Proposta do programa é fortalecer as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes
O Programa Prefeito Amigo da Criança, que teve início em 1996 com objetivo de fortalecer ações dos gestores municipais, teve adesão do prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila. O programa oferece suporte técnico para implementarem ações e políticas públicas para os avanços na garantia dos Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
É por meio de análise de diagnósticos e mapas que o programa avalia a realidade de cada município além da identificação de prioridades de ação para o município.
Com isso, representantes das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Segurança e Defesa Social, Desenvolvimento Econômico, Comunicação, Procuradoria e Casa Civil participaram da primeira reunião para fortalecer as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes de São José.
O encontro foi realizado na última quarta-feira (26) para alinhar com as pastas as medidas para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para esse público que integram o programa Prefeito Amigo da Criança.
O Prefeito Amigo da Criança é atribuído aos 100 melhores prefeitos que seguem as orientações do programa, que premia os gestores municipais ao fim da gestão. O prefeito Orvino Coelho de Ávila aderiu ao programa com o intuito de ampliar essas políticas, buscando investir nos josefenses de 0 a 18 anos, respeitando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Municípios que concluem todas as etapas propostas pelo programa e avançam significativamente nas políticas e ações. "Estou como prefeito para desenvolver ações intersetoriais, pois a Prefeitura necessita dessa integração. Assim, a participação da Prefeitura no programa é mais uma forma de mostrar o compromisso que assumimos com a população", ressalta o prefeito Orvino Coelho de Ávila.
A equipe levantou questões importantes sobre a participação no programa que reforça a importância de conhecer a realidade de vida das crianças, suas famílias e sua comunidade, sendo fundamental para tomada de decisões em relação às intervenções que realizam no cotidiano da Prefeitura.
Ao longo das sete edições, 10.080 prefeitos e prefeitas de todos os estados brasileiros participaram do programa.
A importância do programa é de, além de fortalecer as políticas públicas, prioriza e qualifica as ações do município em prol das crianças e dos adolescentes.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)