O Programa Penso, Logo Destino foi apresentado em São Miguel do Oeste, neste mês de janeiro, com objetivo de promover o conhecimento e adesão de novos municípios do Extremo Oeste ao programa.
O consórcio é composto pelos seguintes municípios: Anchieta, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Itapiranga, Maravilha, Mondaí, Palma Sola, Palmitos, Paraíso, Princesa, Romelândia, Santa Helena, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Tigrinhos e Tunápolis.
Apresentação em Urussanga
O Programa Penso, Logo Destino também foi apresentado em Urussanga e contou com o apoio da Gerência Regional de Meio Ambiente de Criciúma juntamente com o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (CIRSURES), com o objetivo de agilizar o processo de expansão do programa na região.
O CIRSURES possui estrutura organizada com os seguintes municípios integrados: Cocal do Sul, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga. Além dos municípios consorciados, participaram os municípios de Balneário Rincão, Balneário Gaivotas, Nova Veneza e Sombrio.
Os itens da Logística Reversa estão inseridos na Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010, e agora regulamentada pelo Decreto nº 10.936, de 12 janeiro 2022.
Sobre o Programa
O Programa Penso, Logo Destino tem por finalidade conscientizar e envolver a população catarinense para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa. Para isso, o programa atua como mediador entre os comerciantes, administrações municipais e população para promover o descarte adequado dos resíduos junto às entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido.
A iniciativa foi idealizada pela Coordenadoria Regional do IMA em Florianópolis, e contempla três fases: Logística Reversa; Estruturas para a Implantação da Coleta Seletiva e Resíduos Orgânicos. A intenção é que após o desenvolvimento destas três fases, Santa Catarina seja o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e que menos produz resíduo.
Por meio do recolhimento, os materiais recebem a destinação correta e muitos, inclusive, são transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins, como é o caso do pneu que pode ser usado na construção civil e até na siderurgia.
O Projeto Penso, Logo Destino tem como parceiros a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa; Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável; Secretaria de Estado da Educação; Secretaria de Estado da Saúde, prefeituras, entre outras entidades.
Foto: divulgação/IMA
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)