Mais do que nunca, precisamos ficar atentos ao bem-estar emocional das pessoas
Assim como a parte física do nosso corpo, a mente também precisa de cuidados especiais para manter o seu funcionamento em ordem. E a proposta da campanha Janeiro Branco é justamente essa, que as pessoas tenham um olhar e cuidados diferenciados sobre as questões que envolvem a sua saúde mental. Ainda mais nestes últimos anos, em que a pressão emocional pode ter aumentado diante do cenário de pandemia que estamos vivenciando.
De acordo com o psicólogo Luciano da Rocha Fogaça, conveniado a Rede Direta da CELOS, o objetivo da campanha é destacar este tema, gerando a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional. Haja vista que, a partir do momento que não se tem saúde mental, e que se tem algum tipo de sofrimento emocional crônico, com certeza o sofrimento físico e outros tipos de doenças terão portas abertas.
&10240;
Fala-se em prevenção e cuidados com a saúde mental, mas, na prática, o que fazer? Para ajudar a entender melhor quais seriam esses cuidados, o especialista separou algumas orientações de como contribuir para a promoção da saúde mental da família e dos amigos, Confira:
Fogaça lembra que para ser assertivo em muitos dos pontos citados acima é preciso ter autoestima. Só que nem todas as pessoas têm uma auto avaliação positiva como deveriam ter. Por isso, se você se identifica como alguém com baixa autoestima e tem dificuldades com algum dos tópicos citados acima, procure um médico e com o encaminhamento vá ao psicólogo e comece uma terapia. Com certeza aumentará sua capacidade de autoconhecimento e, assim, vai conseguir se valorizar mais. Além de melhorar sua capacidade de enfrentamento, com certeza terá mais equilíbrio emocional e menos sofrimentos.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)