Medida foi tomada devido ao aumento de casos sintomáticos respiratórios
Com o aumento dos casos de Covid-19 e H3N2 no mês de janeiro, a tradicional Feira da Freguesia, que acontece tradicionalmente todo segundo domingo de cada mês, está suspensa até ordem contrária. A medida foi tomada depois que a superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José, Gilmara Vieira Bastos, consultou o Comitê de Gestão de Crise. Em resposta ao questionamento da superintendente, a equipe técnica manifestou-se por prudência recomendando a suspensão do evento, que conta com a participação de expositores e visitação da população da Grande Florianópolis.
A decisão se fundamenta no mapa de risco potencial da Covid-19. O mapa é elaborado e atualizado semanalmente pelo COES estadual e aponta risco potencial alto para a região.
Segundo a superintendente da FMCTSJ, Gilmara Vieira Bastos, se a curva de risco diminuir, os números estiverem controlados e favoráveis, a próxima Feira da Freguesia acontecerá no dia 13 de março de 2022. "Considerando o aumento de casos de Covid-19 e o fato de a Feira ser um evento aberto, onde não é possível realizar o controle de público achamos prudente evitar aglomerações. No decorrer de fevereiro faremos uma nova solicitação ao Comitê de Gestão de Crise e sendo constatado viável, retomaremos a realização da Feira no mês de aniversário da cidade, com muita música, gastronomia e cultura", pontuou.
No dia 19 de março, São José comemora 272 anos e a possível retomada da Feira da Freguesia será um grande presente para todos os munícipes.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)