Em entrevista ao jornal Nova manhã, a rádio Nova Brasil FM ( dia 7), Sérgio Moro declara erroneamente ao dizer que o Brasil não firmou acordos comerciais internacionais durante a gestão atual, ao comentar a política externa comercial do governo do presidente Jair Bolsonaro.
O Jornal Pleno News, divulgou nesta quarta-feira(29) que fez consulta ao site do Sistema de Comércio Exterior (SISCOMEX) e afirma que existem vários acordo firmados quanto prorrogados pelo governo brasileiro, durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro, que começou em janeiro de 2019.
Um dos exemplo citados pelo Pleno News, é o Acordo de Complementação Econômica n°. 74 (ACE 74), feito com o Paraguai. Firmada em 11 de fevereiro de 2020, a medida foi internalizada no Brasil pelo Decreto n° 10.448, de 7 de agosto de 2020, e trata de um acerto envolvendo itens automotivos.
Segue a fala de Moro:
– Eu não consigo prever o futuro, mas eu posso fazer algumas apostas. Eu aposto com você que o número de acordos comerciais internacionais até o final do governo do presidente atual vai ser zero. E, se ele for eleito […], nós podemos dobrar [esse número], vai ser zero mais zero, porque a imagem do país lá fora está destruída – afirmou ele, na ocasião.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)