Brasil é o país mais ansioso do mundo, de acordo com a OMS; problemas socioeconômicos, pressão, estresse, medo e a crise econômica do país estão entre os fatores que impulsionam o surgimento de casos, aponta especialista
O Brasil é o país mais ansioso do mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Tendo como pano de fundo a pandemia de Covid-19, a ansiedade já atinge o número recorde de 18,6 milhões de brasileiros e não para de crescer. "Problemas socioeconômicos, pressão, estresse, medo e a crise financeira nacional são apenas alguns dos fatores que impulsionam o surgimento desse dado alarmante", aponta a Dra. Marihá Lopes, psicóloga clínica especialista em terapia cognitivo-comportamental, EMDR, psicologia social e pioneira no uso da realidade virtual no tratamento de ansiedade e fobias no Brasil.
Mas, afinal, como lidar com a ansiedade? A psicóloga dá algumas dicas para superá-la.
1- Respire profundamente: "A respiração profunda é um exercício importante, além de promover uma pausa, importante e significativa na rotina agitada. A respiração promove o relaxamento mental e físico ideal para momentos de estresse ou de uma crise, por exemplo".
2- Cuide da sua saúde mental: "Procure se afastar de atividades, sensações e até pessoas que não lhe façam bem mentalmente. A saúde mental é tão importante quanto a saúde física, pois a partir dela é possível gerar mais qualidade de vida e bem-estar".
3- Procure ajuda de um profissional: "O psicólogo é o profissional capacitado e condicionado para lhe ajudar nessa jornada desafiadora que é enfrentar e lidar com a ansiedade".
Mais informações em www.marihalopes.com
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)