Medida será aplicada nas cobranças do próximo ano
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022 de São José terá alterações no próximo ano. A principal mudança será na taxa do lixo, que será extinta para as garagens. Os carnês serão distribuídos a partir do dia 10 de janeiro de 2022.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila explicou que a medida é fruto da parceria com a Câmara Municipal de São José desde o período em que era vereador, com outros colegas e com os parlamentares da atual legislatura.
"Começamos certo neste ano, com a intenção da Câmara em avaliar a situação da cobrança da taxa do lixo para as garagens. Assim, abrimos o diálogo com a empresa responsável e conseguimos retirar a cobrança desses espaços, facilitando a vida dos josefenses", pontuou o prefeito Orvino.
A presidente da Câmara Municipal de São José, Méri Hang, recordou que a demanda foi solicitada pelo ofício nº 031/2021/CMSJ, quando solicitou um estudo acerca da cobrança de tarifa para recolhimento e destinação de resíduos sólidos cujo fato gerador envolve a garagem dos edifícios no município de São José. "Durante o ano de 2021, a Câmara apreciou importantes projetos na atual legislatura, sendo a da extinção da taxa da garagem uma delas, pois é uma demanda da população josefense", recordou.
O contribuinte terá até o dia 12 de fevereiro para quitar a cota única ou a primeira das duas parcelas com desconto. Quem optar pelo pagamento em 11 vezes, também deve fazer o pagamento da primeira parcela até o dia 12 de fevereiro.
Os descontos para quem está em dia com a Prefeitura foram modificados e o contribuinte que fizer o pagamento à vista, ou em duas parcelas, terá desconto de 15%, além de mais 5% para quem está em dia com a Prefeitura, totalizando um desconto final de 20% na cota única.
Os carnês do IPTU serão enviados pelos Correios no endereço cadastrado pelo contribuinte como nos anos anteriores. Quem preferir, poderá imprimir a guia diretamente do site da Prefeitura tendo em mãos o número do CPF, CNPJ ou inscrição do imóvel.
Para os contribuintes cujos os endereços estiverem incompletos, a segunda via deve ser solicitada pelo WhatsApp da Secretaria da Receita no telefone (48) 98814-1815.
Quem não receber o carnê do imposto até o dia 29 de janeiro e/ou não puder imprimi-lo pelo site, deve procurar a estrutura de atendimento ao contribuinte que será montada no Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), no salão principal. O espaço ficará à disposição dos cidadãos do dia 11 de janeiro até o dia 12 de fevereiro, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Já o contribuinte que tiver dúvida referente aos valores do seu IPTU deve procurar o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizado na Prefeitura de São José.
Secretaria de Comunicação Social/Prefeitura de São José
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)