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Inovação na saúde: como a Startup Nina cresceu 100% em 2021

Publicado em 22/12/2021 Editoria: Empresas em destaque Comente!


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Nina Tecnologia é especializada em tecnologia de ConfirmationCALL

O ano de 2021 foi promissor para Nina Tecnologia, plataforma que conecta profissionais e empresas de saúde com pacientes a partir de soluções para confirmação de consultas e exames. Nos doze meses do ano, a startup cresceu 100% comparado a 2020. Embora os planos sejam alcançar ainda mais o mercado brasileiro, a startup projeta a expansão internacional, no próximo ano, iniciando pela América Latina. 

Com escritório na Grande Florianópolis, em Palhoça, a startup avança em ritmo acelerado e, em apenas 3 anos, supera a marca de 80 clientes, a maioria clínicas, hospitais, laboratórios e operadoras de saúde de todas as regiões do país, contabilizando mais de 10 milhões de confirmações de consultas e exames para eles. Somente no seu estado de origem, são mais de 41 empresas que contam com a solução de Nina. Uma delas é a Unimed Tubarão, que utiliza a tecnologia para confirmar as consultas e os exames agendados pelos seus pacientes. Desde que adotou a tecnologia, em  2019, até agora, Nina evitou que 40% dos pacientes faltassem a consultas e a exames nos serviços próprios dessa Unimed, uma média de 4 pacientes a cada 10 agendamentos. "Resolvemos um problema que não tínhamos como conter. É difícil saber se o paciente faltará à consulta ou ao exame, e quando isso ocorria, éramos avisados em cima da hora, sem tempo hábil para encaixes", conta Mirela Mendes de Morais, líder de Atendimento do Centro Médico Unimed. 

Na região sudeste, a mineira MedMais Consulta, que atua com serviços de medicina especializada e exames de alta e baixa complexidade, confiou à Nina a gestão de suas agendas, considerada uma das áreas mais importantes da empresa. O índice de falta mensal, que era em torno de 18%, caiu para mais da metade. Além do faturamento aumentar, o CEO Felipe Dias celebra a redução de custos, já que o sistema de Nina faz sozinha o trabalho de três colaboradores da MedMais. "A experiência na jornada dos nossos pacientes também melhorou, pois damos a eles autonomia para cancelar ou confirmar suas consultas de forma online, direto pelo celular, sem burocracias", completa.

Realidade no setor de saúde preocupa
O desafio é o mesmo para todas as empresas de saúde que realizam algum tipo de agendamento. O absenteísmo no Brasil, seja na saúde pública ou privada, representa 30% dos problemas de gestão e acarreta ociosidade de profissionais, custos administrativos, filas de espera para consulta ou exame que acabam se convertendo em críticas do paciente ao prestador de serviço. O papel de Nina Tecnologia é fazer uma jornada e experiência satisfatória, alertando e lembrando o paciente sobre o compromisso com a sua saúde. Isso é possível com recursos de inteligência artificial que reúnem todas as informações que o paciente precisa saber sobre data, hora e local da consulta ou exame, e que são enviadas de forma automatizada por WhatsApp, SMS, chamada telefônica ou e-mail, de acordo com o canal que o paciente escolher. Junto ao lembrete são trazidas as orientações preparatórias para o exame, economizando em tempo e custo o trabalho de um atendente dedicado, exclusivamente, para essa função.  

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

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