O Departamento de Trânsito de São José continua realizando pesquisas de satisfação sobre as mudanças na Avenida Leoberto Leal, em Barreiros.
O levantamento está sendo feito pessoalmente com os motoristas, comerciantes e moradores da região e também pela internet, no link (http://www.pmsj.sc.gov.br/2013/12/9725/) que ficará disponível até o dia 22 de dezembro na capa do site da Prefeitura de São José (www.pmsj.sc.gov.br) em Conteúdos de Destaque.
Aproximadamente 180 pessoas já responderam o questionário e, nesta semana, será feito um relatório com o resultado da pesquisa de satisfação. O objetivo é medir a satisfação dos usuários com as alterações que estão em fase de teste até o dia 20 de dezembro. A engenheira de tráfego Eliara Porto explica que a pesquisa é necessária para medir o nível de satisfação da comunidade, além de analisar as críticas e sugestões.
Com a proposta de melhorar a fluidez do trânsito na Avenida Leoberto Leal, desde o início do mês foram proibidas as conversões à esquerda em um trecho via.
Deste modo, os retornos só são permitidos nos semáforos. Segundo Eliara, a mudança é necessária porque o excesso de conversões à esquerda comprometia a capacidade e a fluidez de trânsito na via.
“Com as conversões, os motoristas que queriam seguir reto pela avenida ficavam na pista da direita, prejudicando e sendo prejudicados pela operação de embarque e desembarque dos passageiros do transporte coletivo”, explica a engenheira.
O teste já foi suficiente para algumas observações. Segundo Eliara, em alguns pontos foi detectada a necessidade de modificação de sentido de circulação. Também foi verificada a necessidade de instalação de semáforo em alguns pontos, além de melhorar a sinalização de orientação aos condutores e de estacionamento para os comerciantes da região e do entorno.
“As modificações de circulação dentro do bairro serão propostas e discutidas com os moradores afetados antes da tomada de decisão. Por isso é importante que os usuários respondam a pesquisa de satisfação para avaliarmos os resultados e as nossas tomadas de decisão”, diz Eliara.
› FONTE: Prefeitura de São José