Há muito que o Google vem mostrando, através de inúmeras atualizações do algoritmo, a importância das necessidades do usuário, fazendo-nos entender que os processos de SEO e UX devem se complementar, graças ao qual poderemos obter melhores resultados de posicionamento.
As meras informações do Google sobre a introdução de novos elementos de experiência da página em 2021, chamados Core Web Vitals, mostram como a UX penetra no mundo do SEO.
Core Web Vitals são definidos pelo Google como um conjunto de métricas de usabilidade em tempo real significativas. Seu objetivo é influenciar o conforto de utilização do site e melhorar a qualidade do serviço ao usuário.
Core Web Vitals de 2021 abrangerá questões como:
O Google também anunciou que tem planos de expandir sistematicamente o Core Web Vitals com novos fatores. O objetivo de tais atividades é criar uma funcionalidade de site orientada para o usuário e garantir uma interação eficiente e satisfatória com o site.
Inicialmente, Core Web Vitals incluirá:
Carregamento de página; este indicador mede o carregamento da página / desempenho de carregamento e deve ser inferior a 2,5 segundos.
Interatividade; mede o tempo de resposta do site à ação do usuário, e esse fator não deve ultrapassar 100 milissegundos.
Estabilidade visual; este indicador mede o tempo de carregamento da página até a colocação final dos elementos e deve ser inferior a 0,1. Este indicador foi projetado para evitar que o usuário clique acidentalmente em um anúncio ou outro link que foi selecionado devido a uma alteração no layout da página.
Na verdade, SEO e UX têm muitos princípios comuns que, se cumpridos, têm um efeito positivo um sobre o outro. Atividades de UX e SEO realizadas corretamente nos aproximam do objetivo comum de conversão.
As atividades de experiência do usuário estão relacionadas ao site, enquanto um especialista em SEO pode iniciar suas atividades muito mais cedo. A criação de certas emoções pode começar antes mesmo de o usuário aparecer no site. O ponto de contato são os resultados da pesquisa.
Então, como você causa uma boa primeira impressão? Existem vários aspectos importantes para gerar interesse nos resultados da pesquisa:
Nos últimos anos, tem havido uma tendência em que o Google visa garantir que o usuário realmente obtenha a melhor resposta para sua consulta, promovendo assim as páginas que respondem com mais precisão à consulta do usuário.
Portanto, vale a pena verificar os primeiros resultados da pesquisa pelo termo sapato masculino com cuidado, porque pode acontecer que frases que podem ser sinônimos para nós realmente retornem resultados de pesquisa diferentes.
UX e SEO são muito consistentes neste tópico - amigáveis, ou seja, endereços de URL curtos e legíveis, são muito mais memoráveis &8203;&8203;para o usuário e inspiram maior confiança.
A otimização adequada do título da página e a inclusão de palavras-chave adequadas podem influenciar a decisão do usuário a nosso favor. Graças à tag de título, o usuário pode ver imediatamente o que esperar em nosso site.
Devidamente otimizada e escrita de maneira interessante, contendo uma frase de chamariz, também pode encorajar o usuário a entrar em nosso website.
Mais de 50% das visitas a sites vêm de dispositivos móveis. Por esse motivo, o Google quer parar de ignorar as necessidades dos usuários de determinados dispositivos, implementando, finalmente, o índice mobile-first.
Assim, como o próprio nome sugere, a versão mobile do site passa a ser o ponto de partida para o Google, a partir do qual avaliará a posição no motor de busca.
Os atuais internautas não são muito pacientes, portanto, se a página carregar por muito tempo, pode sofrer as consequências de o usuário abandonar a página e aproveitar a oferta da concorrência.
As seguintes ferramentas podem ser usadas para verificar a velocidade da página: Page Speed Insights, Pingom Tools ou GT Metrix. Usando as sugestões pode melhorar os parâmetros de velocidade da página.
Do ponto de vista da UX, uma navegação clara e amigável é fundamental para a percepção do site. O usuário deve ser capaz de encontrar com eficiência as informações de que precisa e verificar onde está atualmente no site.
Um motor de busca na página, também extremamente importante, nem sempre cumpre a sua função e não garante que o utilizador encontrará rapidamente o que procura.
Frequentemente, um usuário só usa um mecanismo de pesquisa quando a estrutura principal de links internos falha. Um menu projetado corretamente combina UX e SEO. A nomenclatura de categoria apropriada e os textos âncora influenciam o processo de posicionamento.
Além da descrição apropriada dos links internos, os links cumprem outras funções relacionadas à experiência do usuário. Quando adicionamos links para entradas ou produtos relacionados no conteúdo, estendemos a permanência do usuário no site e, ao mesmo tempo, fornecemos ao destinatário acesso a conteúdo que pode ser do seu interesse.
As ligações em módulos com produtos semelhantes ou complementares também podem contribuir para o aumento das receitas ao aumentar o valor do carrinho de compras.
Uma chamada para a ação, geralmente é um elemento interativo na forma de um link gráfico ou de texto, que visa transferir o usuário para o local de uma ação específica.
Do ponto de vista de SEO, é particularmente importante com qual texto âncora o link é descrito. Para UX, é importante que o usuário reaja adequadamente a um determinado elemento e execute uma ação específica que se traduz no status de conversão.
Ao contrário das aparências, os micro-conteúdos são muitas vezes de grande importância - quando corretamente aplicados, podem trazer resultados tangíveis.
Os textos escritos para posicionamento nem sempre são de alta qualidade - muitas vezes não atendem às expectativas do usuário. Vale lembrar que seu papel não deve se limitar apenas a colocar o número adequado de palavras-chave. Os textos também devem interessar ao usuário e incentivá-lo a permanecer mais tempo na página.
O usuário moderno escaneia o texto mais do que lê completamente, por isso é importante usar elementos que enriquecem visualmente o conteúdo. Esses incluem:
Testar novas soluções é o princípio orientador da UX que também deve ser usado em SEO. Atualmente, otimizamos sites não apenas para robôs e algoritmos de mecanismo de busca, mas acima de tudo para usuários - pessoas comuns.
Pode ser errado e às vezes prejudicial confiar apenas em suas próprias experiências. Portanto, para obter uma perspectiva mais ampla, vale a pena testar várias soluções e usar testes A / B.
A cooperação estreita entre UX e SEO não é o futuro, mas a realidade presente. O posicionamento eficaz deixa de existir sem elementos de experiência do usuário devidamente implementados.
Combinando essas duas áreas, podemos obter um aumento na conversão e um site adaptado às novas normas e expectativas dos usuários. Esse par ideal se reflete no campo cada vez mais popular do marketing na Internet, chamado SXO.
Dada a abordagem do Google em relação à percepção e ao comportamento do usuário, é possível que já possamos anunciar um futuro brilhante para este casal.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)