Em apenas um mês de trabalho, mais de dois mil metros de tubulações que fazem parte do esgotamento sanitário já foram instaladas pela Águas de Bombinhas. Desde o mês de novembro o trabalho de instalação da rede de esgotamento sanitário esteve focado nas ruas do bairro José Amândio e Centro, consolidando a ampliação do sistema de esgotos. No total, foram concluídos 2.130 metros de obras.
Vale reforçar que ainda não é o momento para que os moradores façam a interligação das casas na rede, a conexão deve ser realizada somente após uma visita e aviso da concessionária. "Os moradores não precisam se preocupar pois nossos colaboradores farão o comunicado oficial, explicando como e quando fazer a interligação", explica o diretor executivo, Rodrigo Lacerda. Além disso, o pagamento da tarifa será realizado somente quando o serviço estiver disponível para a comunidade.
Enquanto isso não ocorre, é fundamental que as famílias estejam preparadas para o início da temporada de verão. Uma boa forma de fazer isso é higienizando as residências mantendo as caixas de gordura e fossas sépticas limpas, por exemplo. Os cuidados com a casa e o comércio são fundamentais para a manutenção da infraestrutura do prédio e podem evitar possíveis imprevistos durante o verão, como o extravasamento de esgotos no quintal, por exemplo.
A presidente da Águas de Bombinhas, Reginalva Mureb, lembra que a falta de saneamento ainda é a realidade para uma grande parcela da população brasileira e, além dos impactos causados ao meio ambiente, essa situação pode também acarretar o surgimento de doenças. Conforme dados divulgados pelo Instituto Trata Brasil, apenas 46% do país possui algum tipo de saneamento básico.
"Mais uma vez Bombinhas sai na frente no que se refere aos cuidados com a população, meio ambiente e desenvolvimento da cidade. Estamos honrados em fazer parte desta história", completa ela.
Cronograma de obras
As obras de instalação de rede iniciaram pela rua Leão, no bairro José Amândio, e avançaram pelas ruas Castanheta e Ovelha. A Águas de Bombinhas também realizou a instalação da rede de esgoto nas ruas Pescadinha, no bairro Centro, além das Ruas Zebra, Tamanduá Mirim e Tamanduá Bandeira. Conforme o cronograma, as obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), assim como a implementação do restante da rede serão retomadas com todo o ritmo em 2022, tão logo a temporada de verão se encerre.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)