As atletas brasileiras brilharam em Tóquio e obtiveram o melhor desempenho até agora em todas as olimpíadas de que participaram.
Em tóquio, elas subiram o pódio nove vezes. O maior número até agora havia sido em Pequim, nos jogos de 2008 com um total de 7 medalhas.
Também levaram a maior quatidade de ouro para casa: três.
A ginasta Rebeca Andrade, de 22 anos, levou a medalha de ouro na disputa de salto. Martine Grael, de 30 anos, e Kahena Kunze, também de 30, conquistaram o bicampeonato olímpico na vela. A nadadora Ana Marcela Cunha, de 29 anos, finalmente colocou a medalha olímpica de ouro ao lado das várias medalhas de campeonatos mundiais que já tinha.
O desempenho das mulheres brasileiras não foi excelente só em números absolutos. Das 7 medalhas de ouro obtidas pelo Brasil em Tóquio, 3 foram conquistadas pelas mulheres.
Das 21 medalhas com as quais o Brasil voltou para casa, 9 foram conquistadas por mulheres ou equipes de mulheres. Esse número representa 41% do total.
As novas modalidades, como surfe e skate, engordaram o número total de medalhas que o Brasil conquistou. E Rayssa Leal, a skatista de apenas 13 anos, contribuiu para o ótimo desempenho das mulheres, subindo ao pódio em segundo lugar.
Márcia Eufrásio
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)