A vida da maioria das pessoas é muito corrida e treinar em casa passa a ser uma alternativa positiva para quem realmente coloca a saúde e o treino como prioridade em sua vida.
Mas será que é possível ter bons resultados?
Treinar em casa traz uma proposta tentadora, de não precisar ir até a academia, mas traz também, alguns questionamentos importantes como: qual o seu objetivo, metas a curto e longo prazo.
Treinar em casa é uma alternativa. E a pessoa precisa ter um elemento motivador e foco para alcançar o seu objetivo.
Para as pessoas que já incluíram a atividade física em sua vida, treinar em casa é mais fácil. Mas, para as pessoas que estão começando pode ser mais difícil pois precisarão criar e manter a nova rotina.
Quando falamos em exercícios físicos, estamos falando de pessoas. E os resultados podem variar de pessoa para pessoa pois são muitas as variantes: idade, peso, genética, alimentação e outros.
Treinar em casa não vai fazer de você um atleta, a não ser que você já seja um e tenha um bom conhecimento sobre treinamento.
Porém, emagrecer, ganhar mais tônus muscular ou melhorar a sua qualidade de vida, é sim possível.
Se o seu objetivo é a hipertrofia, você pode obter um bom resultado. Mas será limitado, pois você precisará de uma variação de carga e intensidade. E sem aparelhos adequados é mais difícil conseguir, diz Nelson Pereira, atleta e educador físico.
A maior dificuldade no treino em casa é fazer atividade física sem supervisão e neste caso, as lesões poderão acontecer. Este é, sem sombra de dúvidas, o grande problema.
Quem treina em casa com acompanhamento profissional?
Praticamente ninguém. E a grande maioria, por treinar sozinho acaba se lesionando, treinando errado e desiste.
Então, comece com treinos fáceis como a caminhada, um alongamento, uma dança ou bicicleta. Lembrando que para treinar em casa é necessário disciplina e foco , pois as distrações são maiores.
Aos poucos, você mesmo vai querer fazer treinos mais desafiadores e neste caso, o acompanhamento de um educador físico é necessário.
Bons treinos!
Márcia Eufrásio
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)