Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

“Tarte au citron”

Publicado em 08/11/2020 Editoria: Gastronomia Comente!


Foto:  Ed Andrade (Linda Laranja Fotografia)

Foto: Ed Andrade (Linda Laranja Fotografia)

Olá!

Decidi trazer um clássico francês para o post dessa semana. Saímos da Itália, mas permanecemos no “velho mundo”. A França tem um legado grande no que diz respeito a gastronomia e principalmente a confeitaria. Seus doces são requintados, belíssimos e deliciosos. Há muita técnica, história e tradição por trás de cada receita e o clássico de hoje é a famosa “Tarte au citron”.


Esta delicadeza em forma de doce, no início do século XIX, era símbolo de riqueza e sempre servida aos reis e seus convidados. Se trata de um “patê sucrée”, uma massa clássica, que leva um pouco mais de açúcar e contrasta bem com a acidez do limão, geralmente servido como recheio e preparado como um creme a base de leite, ovos e suco da fruta. Hoje vou trazer uma versão mais “abrasileirada” com leite condensando e uma boa uma cobertura de frutas vermelhas (opcional), mas você pode brincar com os sabores, mas sempre lembrando de equilibrar dulçor e acidez.


Para Mousse :

20 Grs de Gelatina
01 Leite Condensado
01 Creme de Leite
150 Ml de Suco de Limão + raspas

Para “patê sucrée”:

½ Xíc de Açúcar
2 Xic Farinha de Trigo
½ Xíc Farinha de Amêndoa
1 Pitada de Sal
150 Grs de Manteiga sem Sal ( amolecida)
01 Ovo


Para  Cobertura:

50 Grs Mirtilo
50 Grs Amora
50 Grs Morango
100 Ml Agua
¼ Xic Açúcar

 

MODO DE PREPARO

Massa “patê sucrée”

Misture todos os ingredientes secos e acrescente a manteiga aos poucos. Em seguida coloque o ovo e mexa bem a massa até ficar homogênea. Arrume a massa entre duas folhas de papel manteiga e abra com auxílio de um rolo até que fique com aprox. 0,5 cm de espessura. Transfira a massa para uma assadeira redonda (preferencialmente com fundo removível) e acerte as bordas. Leve a geladeira par descansar por aprox. 1 hora. Retire da geladeira, faça vários furinhos com o garfo e volte a massa, dessa vez para o freezer por 20 min. Em seguida, leve para assar a 220 graus por 25 min. Retire do forno e deixe esfriar.


Calda de Frutas Vermelhas:

Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por aproximadamente 15 min. Desligue o fogo e reserve.

 

Mousse:

Hidrate a gelatina em água bem gelada e reserve. Bata o restante dos ingredientes no liquidificador e reserve. Separe 2 conchas cheias do creme e leve em um bowl pequeno para aquecer no microondas, quando estiver quente, adicione a gelatina e mexa bem até dissolver e despeje sobre a massa já assada. Leve para a geladeira por aproximadamente 4 horas.


Para a montagem:

Com a massa já fria, recheei com o mousse de limão e leve para a geladeira por 30 min. Cubra com a calda de frutas vermelhas e leve novamente para a geladeira por mais 2 horas para firmar bem. Servir em fatias.

 

Espero que tenham gostado!


Aproveitem.

Mari Barreto
Chef e Confeiteira
@casa.defilo
@bonbini.doces

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários