Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

A Lagoa da Conceição e seus encantos.

Publicado em 18/10/2020 Editoria: Turismo Comente!


A Lagoa da Conceição e seus encantos

 

Veio do mar
A risada do pirata
Que veio dos naufragados
Pra morar na solidão

Veio do mar
Um gringo enlouquecido
Dizem ter morrido
De amor por Conceição

(Afinar as Rezas, Dazaranha)

 

Como bem ilustra o consagrado grupo Dazaranha, a Conceição realmente desperta o amor naqueles que conhecem seus encantos. Neste artigo, daremos sequência em nossa contextualização sobre a Ilha de Santa Catarina, após apresentarmos como boa opção de passeio a Trilha da Costa da Lagoa, com acesso saindo do final da Estrada Geral do Canto dos Araçás ou do Trapiche da Lagoa da Conceição, apresentaremos agora um pouco da forma como vemos a região.

A Lagoa é um lugar mágico! São inúmeras as ofertas que a natureza faz àqueles que tem a sensibilidade necessária para enxergar as coisas simples e prazerosas da vida, seja uma caminhada na Avenida das Rendeiras, um pedal ou uma corrida na Osni Ortiga ao fim da tarde, curtindo o pôr do sol, ou até mesmo praticando esportes náuticos na lagoa. Mas, para aqueles menos ativos, há também excelentes opções gastronômicas, são bares e restaurantes oferecendo diferentes opções de comidas, com maior destaque aos frutos do mar.

 

A vida noturna também merece destaque ao falarmos da Lagoa. Durante o verão, devido ao calor, as pessoas costumam caminhar pelo Centrinho, circular pela Praça da Lagoa, alguns praticam slackline ou tocam instrumentos musicais, há Roda de Capoeira aos domingos à noite, a Casa das Máquinas costuma oferecer atrações culturais, muitas vezes gratuitas. Há também a Feirinha da Lagoa aos domingos, na Praça. Enfim, são muitas as experiências possíveis de se usufruir na Lagoa da Conceição. Pesquise, procure descobrir os encantos da Lagoa, o qual já foi mencionado em inúmeros cantos, como no tradicional Rancho de Amor a Ilha, do poeta Cláudio Alvim Barbosa, o Zininho.

 

“Tua lagoa formosa,

ternura de rosa, poema ao luar.

Cristal onde a lua vaidosa,

sestrosa, dengosa, vem se espelhar”.

(Rancho do Amor à Ilha, Zininho.)

 

Sou grato por ter tido a oportunidade de morar nesta região da Ilha da Magia por mais de cinco anos, além de frequentá-la desde a juventude. Além destas dicas, a região oferece muitas outras opções de lazer, atendendo aos mais variados gostos. Todas as sugestões foram pensadas considerando o atual contexto de Turismo e COVID19. Assim, tomando os devidos cuidados, é possível usufruir de todos os encantos da Lagoa da Conceição em segurança nesta temporada que se aproxima.

 

Bom passeio! Evite aglomerações!

Aproveite essas experiências ao ar livre com segurança!

 

Obs: Todas as imagens são do acervo pessoal do autor.

 

Turismólogo Daiko Lima e Silva

[email protected]

(Acervo pessoal do autor.)

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários