Também chamado de bop, foi o primeiro tipo de jazz moderno, que dividiu o jazz em dois campos opostos na última metade dos anos 1940. A palavra é uma tradução onomatopaica de uma frase em staccato de dois tons, distinta neste tipo de música “beee bop”. Quando surgiu o bebop era inaceitável não apenas para o público em geral, mas também para muitos músicos. As lacunas resultantes em primeiro lugar entre as escolas de músicos mais velhas e mais jovens e, segundo, entre os músicos de jazz e seu público foram tão profundas que até hoje não foram completamente fechadas.
Enquanto o jazz anterior era essencialmente diatônico (ou seja, baseando-se em melodias e harmonias tradicionais em escalas maiores e menores de 7 notas do ocidente, compreendendo 5 tons inteiros e 2 semitons), muito do pensamento que informou o novo movimento era cromático (ou seja, as 12 notas da escala cromática tinham o mesmo valor). Assim, o território harmônico e melódico se abriu e foi amplamente enriquecido.
O bebop pegou as harmonias do jazz antigo e sobrepôs a elas acordes adicionais “substituídos”. Também quebrou a regularidade “metronômica” do pulso rítmico do baterista e produziu solos tocados em tempo duplo com vários compassos embalados com semicolcheias e tercinas. O resultado foi uma improvisação “complicada”. Os andamentos eram muito rápidos e o músico de bebop tinha que ter uma técnica apurada para resolver de forma rápida as situações harmônicas apareciam nos novos temas compostos. O ritmo do bebop ainda teve forte influência da África. Já a parte melódica teve influência da escola erudita. Foi um estilo considerado harmonicamente como estilo de jazz vertical, por ser baseado em cima dos todos os acordes com sétima e suas expansões.
O movimento teve origem no início da década de 1940 tendo como expoentes o trompetista Dizzy Gillespie , o guitarrista Charlie Christian , o pianistaThelonious Monk , o baterista Kenny Clarke , e o mais rico de todos o saxofonista alto Charlie “Bird” Parker. Este ´´ultimo até hoje é considerado por músicos como Miles Davis (trompetista que substituiu Dizzy na banda de Bird) como o maior músico de jazz de todos os tempos. Esses músicos se encontravam por volta da meia noite para desenvolver e inovar o jazz que vinha sendo tocado até então. Essas reuniões deram origem ao tema de Monk intitulado “Round Midnight”.
Ainda hoje muitos músicos de jazz continuam mantendo o movimento vivo e puro. Mas, você pode ouvir influência do bebop em outros estilos musicais como o Pop, R&B, Soul, Blues, música infantil e praticamente em todas as vertentes do jazz após a década de 40.
Discos da era bebop recomendados para ouvir sem moderação:
Por Oscar Silva
Oscar Silva é musico e professor de música, graduando de licenciatura em música pelo Claretiano. Iniciou seus estudos no violão aos 13 anos, aos 18 migrou para o contrabaixo elétrico. Trabalhou por 6 anos como professor na escola de música Freestudio de 2001 a 2008, na Musicarte como professor e sócio de 2008 a 2012, na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes de 2012 a 2014, nessa mesma época lecionou no curso técnico da Escola Barão.
Foi criador do projeto Trio de Baixos em 2015, acompanhou o grupo Txai por 8 anos pelo qual fez uma turnê pela europa. Hoje atua como musico, pesquisador e professor da era Bebop Jazz, é integrante do Jazzmine Trio, professor na área de educação infantil, músico freelancer e copista de vários artistas.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)