Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Empresas de alto crescimento de Florianópolis são responsáveis por 57,3% dos empregos gerados no município

Publicado em 13/12/2013 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Estudo realizado pela Endeavor e o IBGE aponta que a capital catarinense está proporcionalmente à frente dos mercados de São Paulo e Rio de Janeiro

Pesquisa realizada pela Endeavor e o IBGE sobre empreendedorismo no país destaca Florianópolis como a cidade com maior percentual de empregados em empresas de alto crescimento.

A capital catarinense conta com 22,1% de sua força de trabalho (o equivalente a 19,3 mil pessoas) trabalhando neste perfil de organização. Em São Paulo, o percentual é de 17,6% e no Rio 15,2%.

As empresas de alto crescimento em Florianópolis, grande parte delas em setores como o da tecnologia da informação, são responsáveis por 57,3% dos novos empregos gerados no município entre 2008 e 2011, mesmo representando apenas 7,2% do total de empresas da Capital.

A terceira edição do estudo Estatísticas de Empreendedorismo foi realizada em sete capitais e entre os principais dados, destaca que apenas 1,5% do total de empresas empregadoras no Brasil foi responsável por aproximadamente 50% do total de postos de trabalho gerados entre 2008 e 2011, o que equivale a quase 2,8 milhões de novos empregos.

Esta nova edição do estudo é mais um instrumento para a análise das características do empreendedorismo de alto impacto na economia brasileira, além de reunir informações essenciais para a elaboração e condução de políticas públicas para fomento a empresas de alto crescimento. 

Universos de impacto

O estudo Estatísticas de Empreendedorismo, obtido por meio das pesquisas e bases do IBGE entre 2008 e 2011, busca analisar a performance empreendedora no Brasil e compreender o comportamento das Empresas de Alto Crescimento (EAC).

Elas são definidas como empresas que apresentam crescimento anual médio do número de funcionários acima de 20%, durante três anos consecutivos e que possuem pelo menos dez funcionários assalariados. Tal conceito foi elaborado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

No estudo, as empresas de alto crescimento são analisadas e comparadas a partir de diversas perspectivas: porte, idade e distribuição setorial. Além disso, a edição atual do estudo traz novas categorias analisadas, como a distribuição regional e resultados econômicos, produtividade e valor adicionado.

 

 

 

› FONTE: Dialetto Comunicação Estratégica

Comentários