Em uma época de desafios imprevisíveis para a saúde, seja através de pandemias que se alastram pelo mundo, mudanças nas condições climáticas e bactérias que se tornam cada vez mais resistentes aos medicamentos, uma coisa é certa: o envelhecimento da população está acelerando pelo mundo.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões de pessoas até 2050. Isso vai representar um quinto da população mundial.
O Brasil possui a quinta maior população idosa do mundo, com cerca de 28 milhões de pessoas com 60 anos ou mais.
Como envelhecer é um processo que ocorre lentamente, é possível chegar à terceira idade esbanjando saúde. A prática de atividades físicas regulares contribui muito para alcançar a tão almejada qualidade de vida e prevenir diversas doenças, entre elas, diabetes, hipertensão e sobrepeso.
De acordo com um estudo feito pela Universidade de Cambridge e conduzido pela professora Kay-Tee Khan, ligada à instituição pela Clínica de Gerontologia do Hospital Addenbrooke, ter uma rotina de exercícios físicos regulares e uma alimentação saudável pode render até 12 anos a mais de vida.
A pesquisa, concluída em 2006, foi usada pelo governo britânico como base para a campanha “Pequena Mudança, Grande Diferença”. Segundo o estudo, exercícios moderados com 30 minutos de duração feitos diariamente, aliados a uma alimentação saudável a base de verduras e frutas são suficientes para aumentar a expectativa de vida em três ou quatro anos.
A recomendação da OMS é que a partir dos 65 anos, a pessoa faça uma atividade física moderada, de preferência em grupo, no mínimo três dias por semana e em intensidade que varia de acordo com as condições físicas e de saúde de cada pessoa.
Quanto ao tipo de esporte são indicados atividades aeróbica de baixo impacto como caminhada, ciclismo, natação, hidroginástica e dança. Exercícios de musculação também são excelentes para fortalecer a musculatura, aumentar a força muscular e evitar quedas.
Atividade Física em grupos promove o convívio social. Os relacionamentos sociais são um grande estímulo para que uma pessoa se engaje na prática regular do esporte.
Não há limite de idade para começar a usufruir dos benefícios de qualquer esporte. Para quem não é ainda adepto a nenhuma atividade física é necessário fazer uma avaliação médica.
Outro item que precisa ser levado em consideração é que a pessoa respeite seus limites e faça a progressão dos exercícios físicos com cautela. Uma alimentação saudável, hidratar-se adequadamente e dormir bem também complementam o cuidado com a saúde.
Com a prática de qualquer esporte, você passará a ter mais disposição para realizar tarefas, se sentirá mais forte, aumentará sua autoestima e viverá melhor e mais.
Conheça as quatro dicas indicadas pelo Ministério da Saúde para quem quer começar uma atividade física:
&9658;Encontre local adequado para praticar as atividades físicas, como parques, praças e similares;
&9658;Comece com uma atividade que não exige alto preparo físico;
&9658;Pratique atividades físicas perto de casa, não sendo necessário grandes deslocamentos, o que ajuda na manutenção desse hábito;
&9658;Procure realizar atividades físicas em grupo, pois será um estímulo a mais para manter a sua rotina.
Cuide bem da sua saúde. Faça uma atividade física ou pratique um esporte que você goste e faça disso uma rotina agradável e um hábito saudável em sua vida.
Márcia Eufrásio
Esportista
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)