Impulsionado pela paixão do esporte ao ar livre, o brasileiro Fernando Barros, 57 anos, triatleta e montanhista é um dos poucos brasileiros que trocou o conforto da sua casa por um novo estilo de vida: preparar sua mochila e sair sem destino.
Natural de Ribeirão Preto/SP, deixou para trás o ramo de hotelaria, na qual trabalhou por mais de 15 anos e lançou-se pelo mundo em busca de vivências e experiências deixando o seu espírito aventureiro aflorar.
Este último fim de semana, esteve aqui em Florianópolis e segue sua viagem pelas terras catarinenses sem saber ao certo seu destino pelos próximos 90 dias.
No seu histórico de esporte e estilo de vida constam algumas conquistas pessoais como: correr duas maratonas e um IronMan (70.3) em 15 dias. Também já subiu seis das dez maiores montanhas do Brasil, a maior montanha do continente africano, o Monte Kilimanjaro, chegou até a última base de acampamento da maior montanha do continente americano, o Aconcágua e da maior montanha do Equador, a Chimborazo.
A maior distância de bike percorrida foi de 5.000 km entre o Brasil e a Argentina : saiu de Ribeirão Preto e foi até Bariloche. Seu destino ainda era maior, porém sua aventura foi interrompida por problemas de saúde e teve que retornar ao Brasil para fazer uma cirurgia.
Em 2019, percorreu 14 países de motocicleta pelas Américas e conta que seus treinos são as suas viagens e que se realiza por não ter um roteiro fechado e não ter data para retorno. Por esta razão, batizou seu projeto de vida com o nome de " Projeto Destino Incerto"
Pego de surpresa com a pandemia este ano e tendo que ficar em sua casa, na primeira oportunidade que teve, em julho, percorreu 1.900km de bicicleta durante 28 dias percorrendo o trajeto Ouro Preto, Parati e retornando a sua cidade natal em Ribeirão Preto.
"Uma das experiências mais gratificantes das viagens são as amizades. Com a perda da minha mãe e abalado emocionalmente, conheci pessoas que jamais havia visto na vida que abriram suas casas, apresentaram suas famílias e ajudaram a fazer daquele momento difícil um momento mais feliz", diz.
Dentre as experiências, ele ressalta que não precisamos de muito para viver e ser feliz. Quando questionado sobre alguma situação difícil, Fernando diz que sofreu uma queda de moto mas teve a sorte de não ter se machucado muito e que os "perrengues" da vida faz parte do dia a dia e que assim ele tem muitas histórias para contar.
Os treinos e viagens deste atleta podem ser acompanhados pelo Instagram @projeto_destino_incerto.
Márcia Eufrásio
Esportista
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)