Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Notícias culturais - por Lia Leal

Publicado em 19/09/2020 Editoria: Curiosidades Comente!


Tarzan e seu criador

003. O personagem Tarzan, criando pelo romancista americano Edgar Rice Burroughs (1875 – 1950) tornou-se universalmente mais conhecido e muito mais importante que o seu criador. Algumas enciclopédias registram o verbete Tarzan, mas omitem referências a Burroughs.

 

Como o Brasil comprou o Acre.

007. Por um tratado entre Brasil e Bolívia, de 1867, o antigo território e atual Estado do Acre pertencia à Bolívia, embora colonizado por brasileiros, que trabalhavam na extração de borracha na região. Em 1901 a Bolívia tentou arrendar o território a uma empresa norte-americana (United States Rubber Company), mas os brasileiros lá residentes se revoltaram, sob o comando de José Plácido de Castro (gaúcho, 1873-1908), exigindo o retorno do Território ao Brasil, o que aconteceu pelo Tratado de Petrópolis, de 17/09/1903, mediante indenização de 2 milhões de libras esterlinas, a construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré e a entrega à Bolívia de 3.163 km² de terras à direita do Rio Paraguai.

 

Por ordem de um papa, o mundo parou 10 dias.

009. Não aconteceu nada, não nasceu nem morreu ninguém nos dias 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14 de outubro de 1582, porque esses dias foram anulados pelo Papa Gregório VIII para acertar o Calendário Gregoriano com o ano astronômico, que estava atrasado 10 dias. Assim, ao dia 04/10/1582 sucedeu-se imediatamente o dia 15/10/1582. Foi como se o mundo tivesse parado aquele tempo todo. 

 

Galvani enriqueceu o dicionário.

010. Luiz Galvani, físico e médico italiano (1737-1798), descobriu a eletricidade dinâmica. As descobertas e inventos que daí derivaram acrescentaram 60 palavras à Língua Portuguesa, todas elas iniciadas por galvan: galvanizar, galvanométrico, galvanoscopia etc., seis a mais do que o nome de Cristo, do qual resultaram apenas 54 palavras derivadas.

 

Nome original da Divina Comédia

013 O imortal poema épico de Dante Alighieri (1265-1321), escrito no início do século XIV, chamava-se originalmente apenas Comédia. O adjetivo Divina foi acrescentado mais de dois séculos após a morte do autor, na edição feita em Veneza em 1555, a primeira com a atual denominação de Divina Comédia.

 

O betume na Bíblia Sagrada

008. O betume ou piche mineral, encontrado no Mar Morto, é citado pelo menos três vezes no Velho Testamento: para calafetar a Arca de Noé, como argamassa na construção da Torre de Babel e para calafetar o cesto no qual Moisés foi lançado ao rio Nilo.

 

Os gênios também erram.

017. No fim do século XIX, Tomás Edison (1847-1931) um dos maiores gênios que o mundo conheceu, autor de 1.200 inventos patenteados nos Estados Unidos da América, inclusive a lâmpada incandescente, não acreditava no sucesso da corrente alternada. E escreveu: Nenhum argumento pode justificar o emprego da corrente alternada de alta tensão, nem para fins científicos, nem comerciais, e meu desejo é que o seu uso seja proibido. Isso prova que os gênios também se enganam.

 

A selvageria nos estádios esportivos vem de longe.

018. Deploramos hoje as desordens que ocorrem com frequência nos estádios. Mas todas elas não passam de brincadeiras, se comparadas com o que aconteceu em Constantinopla (hoje Istambul, Turquia), no ano 532 da nossa era, quando uma corrida de bigas ocasionou uma briga que durou muitos dias, destruiu parte da cidade e ocasionou a morte de 30.000 pessoas. Essas corridas de biga – carro de dois cavalos – foram mostradas numa disputa ferrenha entre protagonista e antagonista da superprodução cinematográfica em tecnicolor chamada Ben-Hur, no início dos anos 1960. 

A primeira manchete de jornal do Brasil

026. A primeira notícia da primeira página do primeiro jornal que se publicou no Brasil (Gazeta do Rio de Janeiro, 10/09/1808), fazia referência ao aumento nos preços de vários gêneros, nos seguintes termos: Amsterdam, 30 de abril. Os dois navios americanos que ultimamente arribaram ao Texel não podem descarregar suas mercadorias e devem imediatamente fazer-se a vela, sob pena de confiscação. Isso tem influído muito nos preços de vários gêneros, sobretudo por se terem ontem recebido cartas da França que dizem que em virtude de decreto imperial todos os navios americanos serão detidos logo que chegarem a qualquer porto da França”.

 

Lia Leal

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários