A iniciativa, parceria entre o Sebrae/SC e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, já atendeu mais de 240 profissionais do Estado
O Sebrae/SC, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, promove nos meses de outubro e novembro mais três ciclos do projeto “Arquitetando o seu negócio”. A iniciativa tem como objetivo capacitar e formalizar empreendedores do setor, a fim de motivar e promover iniciativas para o desenvolvimento de pequenos negócios. Entre 2015 e 2017, mais de 243 arquitetos participaram dos eventos.
Nos próximos meses serão realizadas oficinas em Florianópolis, de 25 a 27 de outubro, em Itajaí, de 08 a 10 de novembro e em Joinville, de 22 a 24 de novembro. A dinâmica dos eventos é feita num formato de imersão, em que os arquitetos ficarão 24 horas absorvendo e trabalhando na prática as soluções para suas pequenas empresas conquistarem mercado. Mais informações e inscrições pelo 0800.570.0800.
“Com a realização desses eventos, o Sebrae/SC e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo buscam orientar o profissional de arquitetura e urbanismo sobre as formas de potencializar os resultados de seus empreendimentos, produtos e serviços de forma sustentável, promovendo o desenvolvimento desses negócios”, explica a Analista Técnica do Sebrae/SC, Simone Amorim.
A arquiteta Amanda Vieira, de Florianópolis, estava prestes a abrir o próprio escritório quando participou das oficinas em setembro de 2016. Segundo ela, o conteúdo apresentado abrange os principais temas para quem pensa em ter um negócio próprio. “Eu achei as oficinas muito completas e assertivas. Na faculdade não aprendemos nada sobre administração, finanças, marketing e o Sebrae/SC soube direcionar esses temas exatamente para a realidade de um escritório de arquitetura”, comenta Amanda.
As oficinas abordam temas como marketing, legislação, finanças e gestão, todas customizadas para o setor da arquitetura e urbanismo. “Os arquitetos terão acesso a ferramentas e referências essenciais para que possam empreender e inovar nos seus negócios, fomentando a competitividade e o desenvolvimento do setor” explica Simone.
Os módulos que serão tratados são:
Planejando Arquitetura - exercícios que orientarão os profissionais sobre os conceitos relativos ao planejamento empresarial, design de negócio, métodos para desenvolver criatividade, inovação e estratégia;
Arquiteto Legal - aspectos legais, organizacionais e de pessoas;
Arquiteto de Marketing - marketing aplicado e valor estratégico;
Arquiteto Financeiro - impactos de custos e preços;
Custos em Arquitetura - impacto dos custos sobre os resultados;
Arquiteto Gestor - planejamento, controle, análise e melhoria de processos.
› FONTE: Viviane Abreu