Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Exposição José Maria Dias da Cruz, pensamento pictórico abre dia 25 de outubro na Fundação Cultural Badesc

Publicado em 23/10/2018 Editoria: Cultura Comente!


Obra de óleo sobre tela do artista José Maria Dias da Cruz

Obra de óleo sobre tela do artista José Maria Dias da Cruz

Com curadoria de Rosângela Cherem, mostra reúne 70 trabalhos do artista carioca radicado em Florianópolis

 

Um conjunto de aproximadamente 70 obras, predominantemente pinturas, desenhos, montagens textuais e três objetos, integram a Exposição José Maria Dias das Cruz, pensamento pictórico, que será aberta às 19h de quinta-feira, 25 de outubro, no Espaço Fernando Beck, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. O artista carioca, que mora e trabalha na Capital Catarinense participa da abertura da exposição e os presentes terão a oportunidade de compartilhar com ele sobre seu processo criativo.

 

De acordo com curadora da mostra, Rosângela Cherem, José Maria prioriza em seus trabalhos dois interesses: cor e espaço. Ou seja, privilegia a lógica do colorido, em que o conhecimento pictórico se apresenta como uma verdade que só existe porque há uma pintura que se pensa por meio da cor, sendo que as formas estão a ela subordinadas.

 

"Se a condição da cor é ser no colorido, a questão cromática está indissociada do espaço pictórico. Se a cor é para ser pensada e o pigmento é para ser usado, é por meio da consciência do espaço plástico que se pode ultrapassar a estrutura subjacente da tela", explica.

José Maria Dias da Cruz - Foto: Kelly Kreis

 

Rosângela comenta que ela e o artista começaram a preparação da exposição em 2017 e que desde o começo deste ano foram realizados encontros mensais na Fundação Cultural Badesc afim de estudar e entender melhor o processo poético do artista. Quatro artistas que pesquisam a questão da cor foram convidados a apresentar uma obra que dialogue com o pensamento de José Maria. Assim, a exposição também terá a participação especial de Antonio Vargas, Fernando Albalustro, Jociele Lampert e Silvana Macedo. 

 

A Exposição José Maria Dias das Cruz, pensamento pictórico poderá ser visitada até o dia 22 de novembro, de terça a sábado, das 12 às 19h.

 

Quem é o artista

 

José Maria Dias da Cruz nasceu em 1935, no Rio de Janeiro. Atualmente vive e trabalha em Florianópolis. É artista, professor e autor de livros sobre cor e espaço pictórico. Sua poética e fatura estão voltadas para pensar a lógica do colorido, em que o conhecimento só existe porque há uma pintura que se pensa através da cor, sendo que as formas estão a ela subordinadas.

 

Serviço: Exposição José Maria Dias da Cruz, pensamento pictórico

Data:  25 de outubro de 2018 – quinta-feira

Horário: 19h

Local: Espaço Fernando Beck | Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC

 

› FONTE: Juliano Zanotelli

Comentários