Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Udesc terá filme e debate sobre impacto ambiental do setor de celulose na próxima quarta

Publicado em 19/10/2018 Editoria: Educação Comente!


Como parte da 2ª Semana Lixo Zero da instituição, o Auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebe na próxima quarta-feira, 24, às 10h, a exibição do filme catarinense "Deserto Verde", seguida de um debate sobre a obra.

Aberta ao público, a conversa terá participação do diretor do filme, Chico Faganello, e do professor Carlos Henrique Lemos Soares, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), responsável pelo trabalho de pesquisa abordado no documentário.

A iniciativa da ação é do projeto de ensino Meio Ambiente por Inteiro, criado na Udesc Cefid em 2011, com a finalidade de realizar ações práticas que promovam a sensibilização ambiental e o estímulo à descoberta, à reflexão e à criatividade, por meio da experimentação e do debate propostos em diferentes ações.

Sensibilização

Segundo a professora Alcyane Marinho, coordenadora do projeto, a exibição e o debate visam "sensibilizar alunos, professores, técnicos e comunidade em geral para questões socioambientais e suas relações mais amplas com a qualidade de vida e a saúde".

"Essa iniciativa é uma alternativa para distintas possibilidades de intervenções pedagógicas, visando à educação continuada de alunos e professores para questões pouco abordadas e exploradas nos cursos de graduação, em particular nos de Educação Física e de Fisioterapia. Cada pessoa exerce influência significativa no movimento idealizador de um mundo sustentável para todos. Nesta perspectiva, é necessário que o acesso às informações sobre questões socioambientais seja abrangente, profundo e contínuo", afirma Alcyane, que também preside a Comissão Lixo Zero da Udesc Cefid, composta por docentes, discentes e técnicos da unidade.

Serão emitidos certificados de participação a todos que realizarem a inscrição durante o evento. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Sobre o filme

Produzido pela empresa Filmes Que Voam, "Deserto Verde" trata do impacto ambiental e social gerado no Rio Canoas, na região da Serra Catarinense,  pela produção de papel e celulose, a partir de depoimentos de moradores de comunidades próximas e das pesquisas desenvolvidas pelo professor Soares.

Em 2016, o documentário ganhou dois prêmios no Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM): o Juri Popular de Melhor Filme, na categoria Mostra Catarinense, e o Prêmio Aquisição do Canal Brasil. 

 

Com atividades entre 22 e 26 de outubro, a 2ª Semana Lixo Zero da Udesc visa fomentar o debate sobre a problemática resíduo. A iniciativa integra o Programa Udesc Sustentabilidade e inclui ações propostas por servidores e acadêmicos da universidade.

Serviço

O QUÊ: Exibição e debate sobre o filme "Deserto Verde".
QUANDO: 24/10 (quarta-feira), das 10h às 12h.
ONDE: Auditório da Udesc Cefid, Rua Pascoal Simone, 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito, sem necessidade de inscrição prévia.

 

› FONTE: Secretaria de Comunicação da Udesc

Comentários