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Vencedores do Prêmio Professor Nota 10 de Florianópolis são divulgados

Publicado em 12/10/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Julisse Oker Savi as Silva - EBM João Gonçalves Pinheiro - Sistema Solar

Julisse Oker Savi as Silva - EBM João Gonçalves Pinheiro - Sistema Solar

Uma exposição de fotografias feitas por crianças. Uma campanha de sonhos. Uma manifestação a favor do uso de bicicletas. A confeção de um  fanzine . Estudos sobre o sistema solar. Os cinco vencedores do Prêmio Professor Nota 10 foram divulgados pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

Foram escolhidos Ana Letícia, do Núcleo de Educação Infantil Municipal  Orlandina Cordeiro (Saco Grande); Janete Elenice Jorge, da Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJA  Sul I (Costeira do Pirajubaé); Ana Destri, do Núcleo de Educação Infantil Municipal   Nagib Jabor (Estreito),  Julisse Oker Savi da Silva, da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro (Rio Tavares); e  Bruno Simões, da Escola Básica Municipal Aricomedes da Silva (Cachoeira do Bom Jesus).

Em sua sétima edição, a premiação consiste na seleção de experiências pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo por professores em exercício na rede municipal ou instituições conveniadas.

Para o secretário de Educação de Florianópolis Maurício Fernandes Pereira, ações inovadoras, criativas e transformadoras tornam o exercício do magistério ainda mais especial. "O Prêmio Professor Nota 10 visa reconhecer e dar visibilidade aos profissionais da nossa rede de ensino, que nos inspiram e nos incentivam diariamente", acrescenta.

 

Premiação

Os vencedores serão premiados em uma solenidade na Câmara de Vereadores de Florianópolis, parceira da prefeitura no projeto. Na ocasião, ocorrerá a entrega de medalhas e diplomas.

 

Fotógrafos mirins

A professora Ana Letícia Ladik, do Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Orlandina Cordeiro, no Saco Grande, desenvolveu o projeto "Com os olhos de criança". O objetivo era a imersão das crianças como sujeitos ativos e participantes do processo educativo através da fotografia. 

Foi disponibilizada para cada criança do grupo de cinco anos uma câmera, para que elas fotografassem a rotina diária da unidade educativa. O resultado foi uma exposição fotográfica onde os pequenos puderam prestigiar as próprias criações.

 

Qual é o seu sonho? 

A "Campanha para sonhar" surgiu no Núcleo EJA Sul I, na Costeira do Pirajubaé, como tentativa de estimular os estudantes da turma de alfabetização da Educação de Jovens, Adultos e Idosos a pensar sobre seus desejos e suas expectativas diante de uma realidade social que se apresenta cada vez mais fria e desigual.

Desenvolvido por Janete Elenice Jorge, após a exibição e discussão sobre o curta-metragem "Severinas", os estudantes produziram cartazes expondo seus sonhos, que foram fotografados e exibidos em uma campanha na página do facebook da EJA Sul I. 

Entre os sonhos estão fazer uma faculdade, morar num sítio, ter uma casa própria e ser mãe. 

 

Mobilidade urbana

Ana Maria Nascimento Destri foi a responsável pelo "Ressignificando o Dia da Rodinha – massinha crítica em formação" no Neim Nagib Jabor. A unidade, localizada no Estreito, já realizava o Dia da Rodinha, quando os pequenos brincavam com bicicletas, patinetes e skates.

A proposta da professora foi ressignificar essa iniciativa, levando as crianças para a fila da Avenida Ivo Silveira, nos arredores do núcleo de educação, no Dia Mundial Sem Carro. Lá, manifestaram-se com cartazes, apitos, música e os gritos de paz "mais amor, menos motor" e "mais bicicletas, menos carros". O objetivo foi sensibilizar os motoristas sobre o uso consciente do carro.

 

Fanzines

O professor de geografia Bruno Simões Friestino, da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus,  criou o "Projeto Fanzine". Fanzines são pequenas revistas confeccionadas artesanalmente e de forma independente e autoral, com baixo custo e de fácil reprodução.

Os estudantes produziram as revistas, ligando os assuntos escolhidos à disciplina de geografia, de forma a conhecer o mundo, suas diferentes culturas, além dos impactos e problemas que a humanidade provoca no planeta. Foram mobilizados diversos recursos, com diferentes materiais como recorte, colagem, desenho e escrita. 

O projeto também teve participação efetiva das professoras da educação especial, em sistema de trabalho colaborativo para poder contemplar a diversidade dos estudantes.

 
O sistema solar

Aprofundar os conhecimentos dos estudantes sobre o sistema solar, desde o Big Bang até as descobertas atuais. A professora Julisse Oker Savi da Silva, da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares, desenvolveu com os estudantes do quinto ano o projeto "Sistema solar".

O objetivo era construir um sistema solar em escala, utilizando os conceitos matemáticos de medidas, escalas, raio, circunferência e número PI.

Os estudantes começaram montando o Sol, utilizando folhas de revistas, cartolinas e cola. A partir dele, desenvolveram cálculos para descobrir os diâmetros, raios e circunferências que precisariam para construir os planetas. Depois, os planetas foram confeccionados utilizando objetos redondos que os estudantes levaram para a sala de aula.

O trabalho foi apresentado nas Feiras de Matemática e Ciências de Florianópolis.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF

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