Estão ocorrendo visitas ao Grupo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros
A Gerência de Projetos Inovadores da Secretaria de Educação de Florianópolis aproveitou as comemorações de aniversário de 92 anos do Corpo de Bombeiros Militar e fez uma parceria com o Grupo de Busca e Salvamento (GBS) do 1º Batalhão para realizar ao longo desta semana diversas ações de formação e prevenção junto aos militares daquele quartel.
Na segunda-feira, 1º de outubro, membros da Gerência acompanharam as crianças do 1º ano, turma 11, da Escola Básica Adotiva Liberato Valentim, do bairro Costeira, até a sede do GBS. Os bombeiros responderam a uma série de questões da garotada relativas ao fogo e água, uma vez que os estudantes estão trabalhando os quatro elementos da natureza. Também abordaram a temática sobre prevenção, primeiros socorros e riscos no meio aquático (praias, rios, lagoas, piscinas etc).
As crianças estavam acompanhadas das professoras Ana Lúcia, Lidiane e Rafaela, bem como do Secretário de Educação. Para Maurício Fernandes Pereira, a parceria traz diversas oportunidades de exploração e aprendizagem com os profissionais de atendimento e gerenciamento de emergências, fazendo com que as crianças tenham nos bombeiros valores de referência.
Nesta terça-feira, foi à vez dos profissionais de Educação Infantil, que estão realizando o Curso de Prevenção e Atendimento de Primeiros Socorros, a visitarem o GBS. Durante a visita foram trabalhados os conceitos de prevenção e combate ao fogo pelos Bombeiros Militares e Comunitários, inclusive com uso de extintores para combate a princípios de incêndio.
De acordo com o Capitão Bruno Lisboa, comandante do GBS, durante a semana estão previstas outras atividades. Na quinta-feira, mais uma turma de professores visita o quartel junto com a equipe da Gerencia de Projetos Inovadores da SME de Florianópolis. O foco na temática dos riscos e prevenção no meio aquático voltado para educação.
Para o professor Charles Schnorr da SME, essas ações são parte do trabalho desenvolvido pela Gerencia junto às diretorias de ensino fundamental e Infantil, com objetivo de desenvolver uma cultura prevencionista entre os colaboradores da Educação e todos os estudante
› FONTE: Ricardo Medeiros - Jornalista SC 00293